Em crescimento

Basquetebol do Colégio Notre Dame planeja maior participação em campeonatos estaduais

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Cerca de 250 estudantes, com idade entre seis e 17 anos, integram as equipes de treinamento do basquetebol Notre Dame. Crianças e adolescentes que, em 2010, disputaram três campeonatos, nas 14 categorias mantidas pelo esporte do Colégio Notre Dame como atividade extraclasse.

Na instituição de ensino, todos os estudantes devem participar dos treinos de alguma das modalidades ofertadas, no turno inverso ao das aulas, para serem avaliados como atividade complementar da disciplina de Educação Física.Obrigatoriedade que, além de estimular a motricidade, o espírito de equipe e hábitos saudáveis, também garante troféus.
Apenas neste ano, 11 de campeão se somaram ao quadro de conquistas de 87 anos de história. Para o técnico das equipes, Gleison Kichel, o ano de 2010 foi de amadurecimento para a modalidade esportiva. “Em todas as categorias tivemos muito envolvimento e empenho, crescimento fisco, técnico e tático”, afirma.

Projetando o próximo ano, Kichel planeja incluir mais competições a nível estadual no calendário esportivo, como, por exemplo, o Torneio Estadual Carazinho de Basquete – do qual a equipe Infanto-Juvenil foi campeã em sua única edição, até o momento – e intercâmbio com atletas de países e estados vizinhos e de outras regiões do Rio Grande do Sul.
Formando atletas - O basquetebol Notre Dame, além de conquistar premiações também forma atletas. Prova disso são os irmãos Maurício e Eduardo Zanata dos Santos. Após sete anos integrando as equipes escolares, Maurício, de 17 anos, neste ano, atuou pelas equipes Infanto-Juvenil e Adulto da Sogipa (Sociedade Ginástica Porto Alegre), em competições estaduais e nacionais. Também em 2010, foi convocado para a seleção gaúcha da modalidade, pela qual disputou o Campeonato Brasileiro. Os mesmo passos são trilhados pelo irmão caçula, estudante da 1ª Série do Ensino Médio. Em 2009, Eduardo participou de seleção de atletas promovida pelo mesmo clube. Destaque entre os atletas, em 2010, ele defendeu este clube em seis jogos do campeonato estadual.

Retrospecto do Basquete Notre Dame em 2010

Campeão
Torneio Estadual Carazinho de Basquete
1° Torneio Escolar Volta às Aulas – Sest/Senat: Mirim Feminino
1° Torneio Escolar Volta às Aulas – Sest/Senat: Infantil Masculino
1° Torneio Escolar Volta às Aulas – Sest/Senat: Inganto-Juvenil Masculino
10ª Copa San Marino/Sedec de Basquetebol: Cadete Masculino (1995)
10ª Copa San Marino/Sedec de Basquetebol: Juvenil Feminino
10ª Copa San Marino/Sedec de Basquetebol: Juvenil Masculino (1993)
10ª Copa San Marino/Sedec de Basquetebol: Infanto-Juvenil Masculino (1994)
10ª Copa San Marino/Sedec de Basquetebol: Juniores Masculino (1992)
10ª Copa San Marino/Sedec de Basquetebol: Mirim Feminino (1997)
10ª Copa San Marino/Sedec de Basquetebol: Infantil Feminino (1996)

Vice-campeão
1° Torneio Escolar Volta às Aulas – Sest/Senat: Pré-Mirim Masculino
10ª Copa San Marino/Sedec de Basquetebol: Mini Feminino (1993)
10ª Copa San Marino/Sedec de Basquetebol: Juvenil Feminino (1993)

3º Colocado
1° Torneio Escolar Volta às Aulas – Sest/Senat: Pré-Mirim Feminino
10ª Copa San Marino/Sedec de Basquetebol:Infantil Masculino (1996)

Gostou? Compartilhe