O início de ano não foi bom para o tenista passo-fundense Marcos Daniel. O brasileiro estreou o ano com uma derrota na primeira rodada do ATP 250 de Chennai, na Índia – o torneio dá 250 pontos ao campeão no ranking da ATP. O número 96 do mundo foi superado pelo croata Ivan Dodig por duplo 6-2 nesta segunda-feira.
O tenista caiu diante do croata e se despediu do torneio. Agora, o vencedor espera pelo confronto entre o tcheco Tomas Berdych, 6º no ranking e principal cabeça de chave, e o português Frederico Gil, número 101 do mundo. Já Marcos Daniel termina a fase de preparação para o Australian Open, primeiro Grand Slam do ano. A competição em Melbourne começa no próximo dia 17 de janeiro.
Marcos Daniel ficou em quadra por apenas 1h10, e sofreu para encaixar o saque. Ele cometeu três duplas faltas e teve aproveitamento de apenas 50% no primeiro serviço, sendo amplamente dominado pelo croata número 88 do mundo, que obteve quatro quebras. Foi o primeiro torneio do circuito principal da ATP disputado por Marcos Daniel desde Wimbledon-2009. O tenista vinha se dedicando à disputa dos challengers, e conquistou dois no final do ano passado que o levaram ao top 100 do ranking. Nesta temporada, ele optou por renunciar ao Aberto de São Paulo para se inscrever em Chennai, mas acabou dando azar.
Depois da curta passagem pela Índia, Marcos Daniel vai para a Nova Zelândia, onde disputará o qualificatório do ATP 250 de Auckland. O brasileiro tem vaga assegurada na chave principal do Aberto da Austrália, e tentará se manter no top 100 em 2011 para ganhar a aposentadoria dada pela ATP aos tenistas que completam mais de cinco temporadas entre os cem melhores do mundo.