Daiane Colla/ON
O Esporte Clube Passo Fundo completou ontem, 10 de janeiro de 2011, 25 anos de existência. Antes de 1986, ano da fundação, o Passo Fundo se chamava Grêmio Esportivo Recreativo 14 de Julho. O clube foi campeão de Passo Fundo no ano do centenário da cidade, em 1957 e campeão da segundona gaúcha em 1968.
O Passo Fundo foi fundado em 10 de janeiro de 1986, resultante da fusão dos dois clubes da cidade de Passo Fundo: o 14 de Julho e o Gaúcho. Naquele ano, o Passo Fundo conquistou a segunda divisão do campeonato gaúcho e consegui o acesso a primeira divisão mesmo enfrentando inúmeros problemas financeiros.
Em 2010, a diretoria montou um time competitivo que quase chegou ao quadrangular final da Segundona gaúcha. O presidente Carlos Castro afirma que o trabalho intenso que está sendo realizado no Vermelhão da Serra deverá render um bom campeonato ao time. O objetivo principal é voltar à primeira divisão do Campeonato Gaúcho. “É inadmissível uma cidade como Passo Fundo não ter nenhum time na elite do futebol gaúcho”, disse. “Se chegarmos à primeira divisão esse ano, acredito que ficaremos por muito tempo entre os grandes times do Rio Grande do Sul”, complementa. O Passo Fundo estreia na Segundona do Gauchão 2011 no dia 27 de fevereiro, contra o Glória de Vacaria, no Vermelhão da Serra, em Passo Fundo.
Agradecimentos
O presidente Carlos Costa destacou o trabalho dos demais presidentes do clube nesses 25 anos de história. “Se hoje temos um bom futebol é graças ao trabalho de todos os ex-presidentes. Todos trabalharam e ajudaram o Passo Fundo a conquistar um patrimônio com um estádio com capacidade para 22 mil pessoas”, observa. “Conseguimos formar um patrimônio que muito nos orgulha. Temos um estádio e uma torcida que sempre nos apóia”, conclui.