Com time titular, embora desfalcado de Victor, Lúcio, Borges e André Lima, o Grêmio apenas empatou em 2 a 2 com o Lajeadense na tarde deste sábado. A partida, disputada no Estádio Olímpico, abriu o Campeonato Gaúcho.
Rafael Marques e Jonas marcaram no primeiro tempo para o Tricolor. Rangel e Ramos, na etapa final, empataram para os visitantes. O Grêmio soma um ponto no Grupo 2, mesma pontuação do Lajeadense no Grupo 1.
O primeiro Grêmio de 2011 trouxe aos gremistas imagens assistidas na temporada passada. Renato Gaúcho repetiu o sistema tático 4-4-2 com meio-campo em losango, os jogadores em campo já estavam no grupo em 2010, e o modelo de atuação também foi o mesmo.
Com posse de bola e agressividade pelos lados do campo, o Grêmio tentou encurralar o Lajeadense. Perdeu gols, em oportunidades concluídas por Júnior Viçosa, Adilson, Jonas e Douglas. Mas aos poucos viu os visitantes arrefecerem a pressão tricolor, graças à qualidade de Alex Goiano na articulação.
Aos 38, quando alguns torcedores demonstravam alguma apreensão na arquibancada, Fábio Rochemback apertou o 'play' e colocou no ar uma reprise. O capitão tricolor cobrou falta do lado esquerdo na cabeça do zagueiro Rafael Marques, que fez 1 a 0. Jogada aérea ensaiada, virtude adquirida a partir dos exaustivos treinos específicos elaborados por Renato.
Seis minutos depois, outra cena de 'Vale a pena ver de novo'. Jonas, artilheiro do último Brasileirão, tabelou com Gabriel, recebeu de Júnior Viçosa, e ampliou para 2 a 0.
Morosidade
No segundo tempo o desgaste provocado pelas duas semanas de treinos físicos da pré-temporada se fez presente. Vencendo por 2 a 0, o Grêmio diminuiu o ritmo, pouco atacou, e apenas esperou o tempo passar.
Com três alterações, o Lajeadense renovou o fôlego e conquistou terreno no campo tricolor. Embora sem atemorizar os zagueiros gremistas, manteve a posse de bola na intermediária do Grêmio. De tanto trocar passes, encontrou um espaço desguarnecido, onde Rangel ingressou para diminuir, aos 22.
Nem mesmo o sinal de alerta do Lajeadense foi suficiente para acordar o Grêmio. Sem força ofensiva, o Grêmio seguiu permitindo ao corajoso visitante ambicionar o empate. E o 2 a 2 foi conquistado aos 40, após cobrança de escanteio. Ramos subiu e marcou de cabeça o gol comemorado pelos aproximadamente 50 torcedores do Lajeadense na arquibancada.