O atacante Jonas não é mais jogador do Grêmio. O anúncio oficial do desligamento do atleta foi feito ao meio-dia dessa segunda-feira pelo vice-presidente de Futebol, Antônio Vicente Martins, durante entrevista coletiva na sala de conferências. Segundo Vicente Martins, Jonas comunicou à diretoria na noite de ontem que não seguiria no Grêmio ao acertar com o Valência, da Espanha.
Multa de 1,25 milhão de euros
O dirigente gremista salientou que o principal problema foi o baixo valor da cláusula rescisória quando da renovação do contrato com o jogador, feito no início do ano passado: “Jonas passou por um processo de renovação de contrato no início do ano passado quando acertou um reajuste salarial e um pagamento de luvas com validade até dezembro de 2011. Em troca, houve uma alteração do valor da cláusula rescisória. Um valor baixo para o mercado brasileiro e absurdamente baixo para o mercado internacional”, lamentou Vicente Martins.
O Grêmio tentou...
Ainda assim, o vice de Futebol gremista disse que tentou outras alternativas para manter o jogador: “Tomamos conhecimento desta cláusula e tentamos criar alternativas que pudessem ser satisfatórias para o jogador. No primeiro momento, ele aceitou nossa oferta mesmo que tivesse outras propostas da Europa. Mas aí chegou esta proposta da Espanha que o Jonas diz ser um grande desafio na sua carreira”.
... mas nada pode fazer
Antônio Vicente Martins fez questão de isentar o Clube e o jogador, mas criticou o contrato: “É bom deixar bem claro que o Jonas foi correto com o Grêmio durante todas as tratativas. O Grêmio não está perdendo o jogador porque não pode fazer frente às propostas da Europa, mas sim por essa cláusula rescisória que permite a saída do jogador por um valor muito baixo”, finalizou.
A torcida
A torcida do Grêmio criou o site www.ficajonas.com.br, onde fotos com cartazes e mensagens pediam a permanência do artilheiro do Brasileirão 2010 no Olímpico. Mas nada disso adiantou. A relação entre o atacante e torcida já se mostrou estremecida na última sexta-feira, quando Jonas se irritou com as vais de alguns torcedores na partida em que o Grêmio venceu o São José por 2 x 1, com dois gols do camisa 7. Na tarde de ontem alguns torcedores protestaram em frente ao prédio em que o jogador mora em Porto Alegre, e comparavam a atitude de Jonas e seu irmão/procurador, com o caso Assis/Ronaldinho. “Fizeram o mesmo que aqueles traidores. Não respeitaram o Grêmio e sua torcida”, disse o torcedor Flávio Pereira para a Rádio Bandeirantes.
* Matéria da edição impressa de ON