Empurrado por 35 mil torcedores no Olímpico, o Grêmio venceu o Liverpool pelo placar de 3 x 1 na noite desta quarta-feira e garantiu sua classificação na próxima fase da Copa Libertadores da América. Os gols foram marcados por André Lima e Vinícius Pacheco, duas vezes. Com a experiência que tem, o Grêmio sabe que Libertadores é uma competição diferente. Não existe jogo fácil. Não existe adversário batido antes do jogo terminar. Foi assim contra o Liverpool, no confronto de 180 minutos. Um time que valorizou ao máximo a vitória e a classificação. Mas o final foi feliz para o time de Renato Portaluppi, que com a vitória classificou o Grêmio para a fase de grupos da Libertadores onde o Tricolor estreia dia 17, contra o Oriente Petrolero, no Olímpico.
O jogo - A primeira grande chance de gol foi gremista aos 16 minutos: Lúcio recebeu lançamento atrás da zaga pela esquerda. Tirou o goleiro da jogada e meteu para André Lima, livre. Com o gol aberto, o atacante chutou pra fora. Depois disso o jogo complicou para os donos da casa. Apesar de conquistar a posse de bola, o Liverpool manteve-se bem fechado na defesa armando contra-ataques perigosos, principalmente com o atacante Franco. Aos 35 minutos, a surpresa: Alfaro recebeu na meia-lua, colocou na frente e chutou forte no ângulo direito, sem chances para Victor.
Liverpool abriu o placar. Imediatamente Renato chamou Vinícius Pacheco e colocou no lugar de Adilson. Uma substituição que mudaria a cara do jogo. A zebra durou muito pouco tempo no Olímpico. Aos 38, nasceu o empate do Tric: Rochemback cobrou falta da esquerda, e André Lima, que havia perdido um gol feito, sobe marcado, mas consegue mandar de cabeça para o fundo das redes. A bola ainda bateu no poste direito antes de entrar. 1 x 1.
Segundo tempo - O primeiro lance de relevância na etapa final surgiu aos 10 minutos: Acosta atingiu André Lima com violência e recebeu cartão vermelho direto deixando os visitantes com 10 homens em campo. Coincidência ou não, o segundo gol saiu dois minutos depois da expulsão: Rochemback conduziu em velocidade até a entrada da área e conseguiu fazer o passe para Vinícius Pacheco, atrás da zaga. Com tranquilidade, o camisa 7 gremista esperou a saída do goleiro e chutou forte pra dentro do gol, Grêmio 2 x 1 de virada. Aos 18 minutos, o Tricolor quase ampliou: cruzamento da direita de Gabriel buscando Douglas no segundo pau. Ele cabeceou pro chão, a bola venceu o goleiro e deu no poste esquerdo. Faltava o terceiro gol. O gol da tranquilidade. E ele veio aos 28 minutos. Cobrança de escanteio da esquerda afastada pela zaga. Vinícius Pacheco pegou o rebote da entrada da área e mandou uma bomba, indefensável, Grêmio 3 x 1. Com a vantagem conquistada, o Tricolor tratou de tocar a bola e administrar a vitória.
Grêmio garante vaga na Libertadores
· 2 min de leitura