Depois de fechar o ano de 2010 com muitas conquistas e projetar o clube entre os cinco principais do Rio Grande do Sul, em equipes de base, de acordo com o ranking da Federação Gaúcha de Futebol, o E. C.Passo Fundo/Vila Nova já começa a planejar o calendário deste ano. A expectativa entre a comissão técnica é manter o nível nas competições e repetir os bons resultados.
Em 2010, o Vila Nova esteve presente nos principais campeonatos do Rio Grande do Sul. No Estadual, o clube participou com seis categorias, chegando às fases finais com três delas. Mantendo a hegemonia na região, conquistou dois títulos no Campeonato Regional. Na Tacinha RBS, pelo terceiro ano consecutivo, garantiu um título. Este ano, foi a vez da categoria 97. De quebra, a equipe superou dois recordes dos cinco anos em que a competição é realizada. Um deles foi o número de gols: 136. O outro feito ficou por conta do jogador Artur, que passou a ser o maior goleador das cinco edições da Tacinha, com 67 gols.
No final do ano, os meninos da categoria 97, Passo Fundo/Vila Nova/Plasbil levantaram a 5ª Copa Thermas de Itá, disputada por diversas equipes do Ro Grande do Sul e de outros estados. “Realmente foi um ano em que o clube conseguiu se destacar e atingir um patamar importante. Nosso desafio é manter este nível até porque a cobrança e expectativa serão maiores” projeta o técnico Aduarte do Oliveira, o Dati. No que depender dos primeiros resultados de 2011, o ano promete ser muito promissor para o tricolor. Na primeira competição, conseguiu o feito inédito de conquistar o título em três das cinco categorias na 5ª Copa Internacional de Flores da Cunha. Outras duas equipes perderam a decisão nos pênaltis. “Realmente tivemos um aproveitamento muito bom nessa competição. As equipes ganharam ainda mais experiência, teremos um grupo ainda mais homogêneo” destaca o técnico Diego.
Além dos campeonatos tradicionais, O Vila Nova deverá participar de uma competição internacional em 2011. No mês de junho, a categoria 98 viaja para França para disputar a 26ª edição do mundial de clubes disputado na cidade de Plomelin.