O Grêmio começou com o pé direito sua participação na fase de grupos da Copa Libertadores da América 2011. Jogando no Olímpico, na noite desta quinta-feira, o Tricolor fez 3 a 0 no Oriente Petrolero e assumiu a liderança do Grupo 2 da competição no saldo de gols. Douglas (duas vezes) e Gilson marcaram os gols da vitória gremista diante de 36 mil gremistas.
Primeiro tempo:
Quem esperava facilidades no confronto contra os bolivianos, esqueceu que não existe jogo fácil em Copa Libertadores. Aos 11 minutos, Douglas recebeu na intermediária, avançou com a bola dominada sem sofrer marcação e arriscou de fora. Defesa com dificuldade do goleiro boliviano. No lance seguinte, quem arriscou foi Carlos Alberto com a bola passando à direita, sem perigo.
Aos 20 minutos, Borges recebeu dentro da área e mandou para as redes. O árbitro deu toque de mão do atacante gremista no domínio da bola. O Tricolor voltou à carga aos 24: Gabriel entortou o marcador no fundo de campo, pela direita, e cruzou no segundo pau. Lúcio apareceu de surpresa e mandou pra fora.
Aos 28 minutos, Borges recebeu na entrada da área e ajeitou de calcanhar pra Douglas. Dentro da meia-lua, ele chutou colocado e a bola passou rente ao poste esquerdo.
No lance seguinte, Douglas retribuiu o presente deixando Borges em grande posição. O atacante girou sobre o marcador e ficou livre para chutar. O goleiro Suárez fechou o ângulo fazendo grande defesa e salvando o time boliviano.
Aos 38, o Oriente Petrolero mostrou força no contra-ataque e só não abriu o marcador porque Gilson salvou nos pés do atacante boliviano.
Mas o Grêmio deu a resposta aos 41 minutos: Gabriel foi ao fundo de campo e cruzou forte. A bola bateu na mão do zagueiro adversário e o árbitro apontou penalidade máxima. Douglas cobrou rasteiro, no canto esquerdo do goleiro que acertou o canto, mas não chegou!
Segundo tempo:
O Tricolor retornou para etapa final com o mesmo time. E foi aos 3 minutos que saiu o segundo gol: Gilson começou a jogada pela esquerda e deu para Borges, dentro da área. O atacante fez seu giro tradicional sobre o marcador e chutou. No rebote do goleiro, o próprio Gilson, que acompanhava o lance, empurrou para as redes!
Grêmio 2 a 0!
O terceiro gol por pouco não surgiu em dois lances aos 7 minutos. Rochemback cobrou escanteio por duas vezes. Na primeira, Gabriel quase marcou. Na segunda, foi a vez de Rodolfo meter a cabeça. Suárez salvou!
Aos 25 minutos, Lúcio entrou na área pela esquerda e cruzou com perfeição nos pés de Douglas. Com categoria, o camisa 10 empurrou para o fundo das redes!
Grêmio 3 a 0!
Renato promoveu a estreia de Escudero com a camisa do Grêmio no lugar de André Lima.
Depois Adilson entrou na vaga de Carlos Alberto, outro que fez sua estreia no Olímpico, e Maylson no lugar de Lúcio.
O próximo desafio será na quinta-feira que vem, contra o Junior de Barranquilla, na Colômbia.