20 anos de show de bola

Rádio Planalto AM comemora em 2011 duas décadas ininterruptas de transmissões esportivas

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Marcelo Alexandre Becker/ON

Quem gosta de esporte já sabe: a rádio a ser ouvida é a Planalto AM 730. Transmitindo competições de diversas modalidades de forma ininterrupta desde 1991, é com a equipe “Show de Bola” que o passo-fundense se acostumou a ouvir os jogos do Esporte Clube Passo Fundo e Sport Club Gaúcho. Por isso, a reportagem de O Nacional procurou alguns integrantes do time de narradores, comentaristas e repórteres da emissora para saber o que esperar dos times da nossa cidade no Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão, que inicia no próximo final de semana - claro, com transmissão ao vivo da Planalto AM, e cobertura de ON.

Os momentos do futebol da cidade

Acompanhando o futebol da cidade há cerca de 30 anos, o comentarista Ari Machado viveu de perto a época da rivalidade entre Gaúcho x 14 de Julho. “Naquela época a cidade vivia uma disputa muito grande entre os dois times. Era bastante claro o sentimento entre as torcidas, a rivalidade entre elas”, falou Machado, ressaltando que, após o período 14 de Julho x Gaúcho, por quase 20 anos, com algumas interrupções, o Esporte Clube Passo Fundo passou a ser a equipe da cidade. “Os jovens, a geração que nasceu na década de 1980 se acostumou mais com o Passo Fundo como a equipe que representa a cidade, por isso parte destes jovens tem a tendência de estarem mais ao lado do Tricolor”, afirmou Ari Machado.

O retorno dos clássicos
Com a volta do Gaúcho e a continuidade do Passo Fundo, a cidade reviveu o retorno dos clássicos. “Em 2005 tivemos o confronto entre os dois clubes na primeira divisão do futebol do Estado, e em 2010 tivemos, desta vez na Segundona, novamente o confronto entre estas equipes, e isso é de fundamental importância para ambas as agremiações, já que a rivalidade bem trabalhada pode representar um ganho para ambos, pois se vendem mais camisas, e os enfrentamentos têm arrecadações que podem chegar em torno de R$ 70 mil”, destacou o comentarista.

O Gaúcho no Vermelhão da Serra
A polêmica surgiu em dezembro do ano passado, juntamente com o anúncio de que o Alviverde vai mandar seus jogos no estádio do rival. Com isso, alguns torcedores do Gaúcho chegaram a dizer que não irão assistir aos jogos do time no Vermelhão da Serra, algo que para o repórter Rafael Cristiano não pode acontecer. “O torcedor tem que ser fiel ao time, tem que estar onde ele jogar. O torcedor precisa esquecer as diferenças de estar no estádio do rival, e pensar que é importante para o momento de reestruturação do clube”, afirmou Rafael Cristiano.

Análise de 2010 e projeções para 2011
Ari Machado - O temporada de 2010 gerou muitas expectativas para as torcidas de Passo Fundo e Gaúcho. Mas em campo os resultados não corresponderam à altura. “Do ano passado, o que fica é apenas a experiência. Vejo o atual elenco do Passo Fundo renovado, com atletas buscando espaço no cenário do futebol, o que é bastante importante para o sucesso do time”, afirma Ari. Em relação ao Gaúcho, ele analisa que o clube precisa buscar evoluir. “No ano passado a missão do Gaúcho, com todas as dificuldades, era colocar a equipe em campo, e acabou tendo uma boa equipe. Pelo que vi até o momento, em 2011 o Gaúcho tem um time montado, mas apresenta carências no elenco.”

Luiz Carlos Carvalho – para o narrador, autor da frase “verde que te quero verde”, o elenco do Gaúcho de 2010, mostrou além de qualidade muita superação, mas chegou ao limite naquela competição. “Para subir de divisão, só vontade não basta. O time do Gaúcho tinha qualidade o ano passado, fez um bom campeonato, e é o que esperamos que ocorra mais uma vez. Uma equipe de muita garra, com jovens querendo mostrar serviço, vestiram a camisa e se superaram”. Já no Passo Fundo, Carvalho acredita que o clube corrigiu um erro da temporada de 2010. “No campeonato passado vimos no Passo fundo alguns jogadores com certo desinteresse. Já nesse elenco que está trabalhando agora, observamos muitos jovens querendo uma chance, e é o que o time precisa”.

O primeiro obstáculo de Gaúcho e Passo Fundo

Para finalizar, Ari Machado, Luiz Carlos Carvalho e Rafael Cristiano afirmaram que tanto Gaúcho como Passo Fundo deverão passar da primeira fase. “O Passo Fundo deve ter mais facilidade que o Gaúcho, mas ambos se classificarão”, acrescentou o repórter.

A rádio Planalto e o esporte
“O esporte dignifica as pessoas em inúmeras relações: disciplina, ensina a ganhar e perder, estimula a competitividade”. Estes são apenas alguns dos atributos que, segundo o superintendente da rádio Planalto, Daltro José Wesp, fazem a emissora investir em transmissões e programas de esporte. “Nós da rádio Planalto investimos no esporte pelas questões humanista, filosófica, espiritual e sociológica, pois o homem é um ser solidário, além do aspecto mercadológico, já que uma pesquisa aponta que 7,9% das pessoas acima de 11 anos em Passo Fundo preferem programação esportiva”. O superintendente da emissora ressaltou ainda que o Brasil é um país de enormes diferenças econômicas, sociais e culturais. “É um discurso que de certo modo já está ‘cansado’, mas o esporte, assim como o tradicionalismo, proporciona ao jovem de menor poder aquisitivo a ascensão social”. Para concluir, Wesp destacou: “Depois Teixeirinha, Gaúcho e Passo Fundo são os elementos que mais divulgam o nome da nossa cidade no Estado, no Brasil e no mundo”, afirmou Daltro José Wesp.

Equipe Esportiva Rádio Planalto.
  "Equipe Show de Bola 730"

Integrantes:

- Luiz Carlos Carvalho, Ben-Hur Borges, Ari Machado e Rafael Cristiano. Superintência: Daltro Wesp.

Programa esportivo:
- Planalto Esportes: segunda a sexta-feira, das 18h às 18h30.
Boletins: 7h50, 10h e 12h30.

Formas de interatividade colocadas à disposição dos ouvintes:
- e-mail: [email protected]
- Twitter: @planaltoesporte
- torpedo: (54) 99667300.


Transmissão pela internet (emissora mais acessada do interior do Rio Grande do Sul há dois anos): www.rdplanalto.com

Coberturas: jogos do Esporte Clube Passo Fundo e Sport Club Gaúcho, principais disputas do futebol amador e transmissões com a Rádio Guaíba de Porto Alegre nos campeonatos da dupla Gre-Nal e Seleção Brasileira.

Data de fundação da emissora: 05/04/1969  (integrante da Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo)

Gostou? Compartilhe