Marcelo Alexandre Becker/ON
A primeira partida do Esporte Clube Passo Fundo na Segundona 2011 foi marcada por emoções, mas só no segundo tempo. O Tricolor ficou no 1 x 1 contra o Glória de Vacaria na tarde/noite de ontem no Vermelhão da Serra. Os gols do jogo foram marcados primeiro por Vinícius Chimbica, que abriu o placar, depois por Paulo Roberto, que evitou a derrota do Passo Fundo diante de seu torcedor, que foi em bom número conferir o tricolor. Agora o time de Luiz Freire busca sua primeira vitória no clássico contra o Gaúcho, quarta-feira, no Vermelhão da Serra, mas como visitante.
O jogo – O primeiro tempo não foi bom tecnicamente. Ambos os times marcavam muito forte, e também erravam muitos passes, assim o bom futebol parece ter sido deixado nos vestiários. O primeiro lance de perigo veio aos 18 minutos, quando Ariel, atacante do Glória, chutou cruzado na rede pelo lado de fora. Aos 22 minutos Esmarlei, meio campista do Passo Fundo entrou na área em velocidade, foi desequilibrado pelo zagueiro do Glória e pediu pênalti, mas o árbitro Edgar Frich nada marcou. Aos 23 minutos o volante Dudu deu o primeiro chute do Passo Fundo, para fora. No melhor momento do time de Freire na etapa inicial o lateral esquerdo Jacson fez boa jogada e passou para Brasa, que cruzou para o meia Piccinini, que de voleio mandou para fora. O lance levantou os cerca de 3.500 mil torcedores que estiveram no Vermelhão a Serra.
Segundo tempo – Se a etapa inicial acabou com a torcida empolgada com o Passo Fundo, o segundo tempo iniciou com um balde de água fria para quem estava no Vermelhão. Ariel fez a jogada mesmo marcado por três defensores do Passo Fundo e cruzou para Vinícius Chimbica, sozinho, só empurrar para o gol defendido pelo goleiro Souza, que nada pode fazer. Glória 1 x 0. Para a situação ficar ainda mais dramática, ao fazer uma falta para matar um contra ataque do time de Vacaria, o zagueiro Brasa, que já tinha recebido um cartão amarelo, levou outro e foi expulso. A situação para o Passo Fundo só começou a melhorar quando Jean, do Glória, foi expulso ao agredir o zagueiro Cantarelli. Depois disso só deu Tricolor. Muito melhor na partida com as entradas de Paulo Roberto, Alan e Sertão, o time de Freire foi só pressão. As tabelas entre Sertão e Jacson pelo lado esquerdo resultaram em bons cruzamentos para área, que sempre buscavam Alan e Paulo Roberto. Apesar disso foi uma jogada entre os dois atacantes que o Passo Fundo fez o gol do empate. Alan encarou o marcador, passou em velocidade e cruzou para Paulo Roberto de primeira fazer um golaço: 1 x 1, aos 42 minutos. Um minuto depois do gol o meia Sertão se livrou do marcador e bateu de fora da área, forte, no canto direito, mas o goleiro Taffarel fez grande defesa, evitando o gol da vitória do Passo Fundo, que saiu de campo muito aplaudido pela torcida.
Acesse a coluna Acréscimos e saiba mais sobre o futebol da nossa cidade.