Brutos olímpicos

Rúgbi voltou a ser esporte olímpico e estará no Rio de Janeiro em 2016

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O rúgbi é o segundo esporte coletivo mais praticado no mundo, perdendo apenas para o futebol de campo. O objetivo do jogo é levar a bola para além da linha de gol dos adversários e apoiá-la contra o solo para marcar pontos. É disputado por duas equipes de quinze jogadores, numa partida de duas partes de quarenta minutos contínuos.
 A bola de rúgbi é de formato oval, de couro ou de material sintético apropriado. O campo é de formato retangular, tem comprimento máximo de 140 metros e largura máxima de 70 metros. É dividido pela linha do meio de campo que separa os dois lados. Também é dividido em 2 regiões de touch in entre 10 e 22 metros de comprimento.
 Para a pratica do esporte são necessários alguns equipamentos, e as proteções devem ser todas flexíveis, feitas geralmente de pano e borracha. Além disso, é necessário o uso de uma chuteira específica para a prática, que possui as travas maiores do que as chuteiras de futebol; uma proteção para os dentes, chamada boqueira; um colete protetor, denominado shoulder pad e uma proteção para a cabeça, chamada scrum cap, que não é obrigatória.
 O campeonato mundial de rúgbi (também denominado copa do mundo, como no futebol) é o terceiro evento esportivo mais assistido no mundo, perdendo apenas para a já citada Copa do Mundo de Futebol e para as Olimpíadas de Verão (nossos tradicionais jogos olímpicos). Por falar em olimpíadas, o rúgbi voltará a ser esporte olímpico em 2016, no Rio de Janeiro.
 Atualmente, o esporte é praticado em mais de 100 países, e é especialmente forte nos de origem e colonização britânicas, como na Nova Zelândia (com os famosos All Blacks), na Austrália (os Wallabies) e na África do Sul (os Springboks), sendo essas as três seleções mais fortes do mundo. O esporte também é muito popular na França, Itália, Argentina e Uruguai. No Brasil, anualmente é realizado, desde 1964, o Campeonato Brasileiro de Rúgbi. Ainda pode ser considerado um esporte de baixa popularidade no país, mas apresenta um bom nível de crescimento desde a década de 1990, principalmente no Estado de São Paulo. Com inclusão da modalidade no programa os Jogos Olímpicos de 2016 a então Associação de Rúgbi foi transformada em Confederação, o que deu direito ao rúgbi de receber verba das leis de incentivo ao Esporte.

 

Gostou? Compartilhe