Grêmio e León ficaram no empate de 1 x 1 em jogo realizado na tarde dessa quinta-feira, em Huánuco, válido pela Copa Libertadores 2011. Os donos da casa abriram o placar no final da primeira etapa e Carlos Alberto empatou no início da segunda. Na comemoração o gremista imitou o goleiro do Kidiaba, do TP Mazembe, em clara provocação ao rival Inter. Com o empate o Grêmio continua na segunda colocação no Grupo 2 da Libertadores.
O jogo - O início de jogo apresentou um quadro positivo para o Tricolor. O adversário, sabedor de suas limitações, mostrou-se extremamente preocupado com o Grêmio, tratando de primeiro não levar gols para depois tentar fazer. Nem mesmo a pacata torcida local exercia alguma influência motivacional que impulsionasse o León ao ataque. Do lado tricolor, a mesma dificuldade encontrada na partida em Porto Alegre contra o mesmo adversário: tentar superar o bloco defensivo armado pelos peruanos. Lúcio e Gabriel, bem marcados, buscavam alternativas com passagem pelas laterais, mas sem muito sucesso. A primeira chegada com real perigo do Grêmio ao gol adversário foi aos 26 minutos: Carlos Alberto até mandou a bola para as redes, mas estava impedido. Aos 32, Orejuela invadiu a área gremista pela direita e rolou com carinho para Elias, que veio de trás. O chute saiu forte, mas por sobre o gol de Victor. Três minutos depois, Renato modificou o time: colocou Júnior Viçosa no lugar de Fernando modificando o esquema. A primeira finalização do Grêmio foi aos 41: após cobrança de escanteio da direita, Rodolfo ganhou da zaga e meteu a cabeça. No meio do caminho Borges tentou desviar, mas não acertou a bola. O goleiro Flores defendeu no susto. Dois minutos depois, cruzamento da direita sobre a área gremista. Elias meteu a cabeça e mandou no ângulo esquerdo, longe do alcance de Victor. León 1 x 0.
Segundo tempo - Apenas 30 segundos de bola rolando foram suficientes para mostrar que o Grêmio retornou para o segundo tempo com objetivo de buscar a virada: Douglas ganhou da marcação e deu pra Borges, entrando pela esquerda. Do bico da área, o número 9 chutou cruzado, com a bola passando rente ao poste esquerdo de Flores. Aos 9 minutos, Douglas enfiou uma bola para Carlos Alberto entrando na área pela esquerda. Ele dominou, cortou o marcador e chutou forte, na saída do goleiro. Empate do Grêmio. Aos 20 minutos, Douglas brigou com a defesa, ganhou o lance e chutou sem ângulo para Flores mandar para escanteio. Aos 25, Douglas cobrou rápido uma marcação de falta e deixou Borges na cara do gol. O atacante tentou tocar por cima do goleiro, mas a bola passou à esquerda, com perigo. Aos 28, o León criou sua melhor chance na etapa final. Peña chutou rasteiro da entrada da área e Victor buscou no canto esquerdo, com dificuldade. No minuto 32, Borges praticamente repetiu o lance anterior. Ele recebeu dentro da área pela esquerda e chutou cruzado com a bola passando rente ao poste. Os minutos finais foram de jogo aberto com emoções para os dois lados. Ainda assim, mais emoção que efetividade. Final de jogo em Huánuco: León 1 x 1 Grêmio.
Empate provocativo
· 2 min de leitura