Jogando fora de casa, o Grêmio cedeu virada ao Juventude por 3 a 2 após estar com a vantagem no placar tendo um jogador a mais em campo. A situação mudou para a equipe de Renato Gaúcho após gol contra de Gilson, que igualou o placar, antes do golaço de Ramiro que definiu o jogo.
A partida foi válida pela terceira rodada do segundo turno do Campeonato Gaúcho, que havia sido adiada. Com o resultado, o Grêmio deixa de assumir a ponta do Grupo B da Taça Farroupilha, ficando atrás de Santa Cruz e Cruzeiro.
Com vários desfalques - Fábio Rochemback, Adílson, Carlos Alberto, Escudero, Júnior Viçosa e Rodolfo não puderam atuar -, o técnico Renato Gaúcho contou com os garotos Fernando e Leandro em seu time titular, este último ao lado de Borges. Lúcio e Douglas foram os responsáveis pela criação da equipe.
Com apenas 11s, o Juventude já criou grande chance de gol, quando Cristiano chutou de fora da área e acertou a trave direita de Victor. O jogo seguiu animado, ainda que os goleiros não precisassem fazer grandes intervenções. O Grêmio tinha mais posse de bola, mas o time da casa criava oportunidades usando jogadas de velocidade.
Aos 11min, Douglas cobrou escanteio e o jovem Leandro cabeceou com perigo, mandando a bola perto da trave. A resposta do Juventude saiu aos 24min, em jogada aérea de Alex Telles, mas mais uma vez a finalização de Cristiano acertou a trave de Victor - desta vez, a esquerda.
Usando seu lado esquerdo, o Grêmio chegou ao gol aos 32min. Gilson acionou Lúcio, que cruzou na área e viu Borges desviar na medida. Com o placar a favor, o time visitante pôde jogar com mais calma e por pouco não ampliou em chute cruzado de William Magrão, mas Jonatas fez boa defesa.
O jogo voltou animado depois do intervalo, com o placar ganhando igualdade logo aos 2min. Zulu cabeceou na trave direita de Victor e Julio Madureira completou de esquerda no rebote. A vantagem, porém, durou apenas sete minutos. Leandro foi lançado na área, passou pelo goleiro Jonatas e finalizou para ampliar.
A situação do Juventude ficou mais complicada aos 12min, quando Rafael derrubou Borges perto da área e recebeu o segundo cartão amarelo. Com um a mais, o Grêmio passou a jogar com mais calma, buscando seu terceiro tento.
A partida parecia se encaminhar para uma vitória tranquila do Grêmio, mas aos 34min, o Juventude conseguiu sem empate de modo inusitado. Alex Telles mandou à área de cabeça e Gilson completou contra o próprio patrimônio. Dez minutos depois, veio a virada. Ramiro acertou lindo chute de fora e venceu o goleiro Victor.