Cesar Cielo fechou a participação brasileira no Grand Prix de Michigan, em Ann Arbor (EUA) com chave de ouro, na noite deste domingo. O brasileiro conquistou a medalha de ouro nos 100m livre, batendo o fenômeno Michael Phelps na final.
Nadando na raia quatro – com Phelps na três – Cielo esteve na liderança durante toda a prova. Somente nos últimos metros o americano ameaçou, sem sucesso.
Cielo fechou a prova com 49s12, enquanto o multicampeão olímpico fez 49s48.
– O Phelps é muito duro, ele tem a melhor virada final do mundo e te obriga a chegar ao limite. Vim do Brasil para fazer boas provas e estou bem feliz com a vitória. Fiz o que precisava – comemorou o atleta do Flamengo.
O tempo deste domingo – ao contrário do que havia acontecido na vitória dos 50m livre – não deixa o brasileiro com uma das melhores marcas da temporada.
Na seletiva francesa para o Mundial de Esportes Aquáticos, em julho, cinco nadadores conseguiram tempos abaixo dos 49s. O mesmo vale para o canadense Brent Hayden, na seletiva do país. O próprio Phelps, no Grand Prix de Indianapolis (EUA), conseguiu um tempo inferior aos 49 segundos.
Pesa o fato de que a preparação de Cielo está em um estágio diferente dos demais rivais. As seletivas brasileiras para o Mundial de Xangai (CHN) acontecem apenas no fim de abril e no mês de maio.
Com a marca de 50s10, Nicholas Oliveira completou o pódio da prova que contava também com Nicholas Oliveira, quinto colocado.
O Brasil finalizou sua participação no GP de Michigan com um total de 12 medalhas – três de ouro, três de prata e seis de bronze.