Marcelo Alexandre Becker/ON
(Leia a coluna Acréscimos sobre o jogo do Passo Fundo)
O sentimento de todos que foram ao Vermelhão da Serra na noite chuvosa desse domingo foi de decepção. O time de Luiz Freire, que precisava vencer para seguir com chances de classificação para a terceira fase da Segundona 2011, simplesmente foi atropelado pelo Juventus de Santa Rosa. Com três gols no segundo tempo, os visitantes garantiram a classificação antecipada, e decretaram a eliminação do Esporte Clube Passo Fundo, que em nenhum momento do jogo foi superior ao seu adversário. Apesar do placar, o único jogador aplaudido pela torcida no final da partida foi o goleiro Souza.
O jogo – Como fez na maioria das partidas na Segundona 2011, o Passo Fundo começou o jogo com boa posse de bola, mas sem agressividade. Assim, o Juventus, bem postado defensivamente, esperava os contra ataques para chegar até a área defendida pelo goleiro Souza. E foi assim que aos 12 minutos Gabriel avançou pelo lado esquerdo, passou pela defesa do Passo Fundo e bateu para fora. A bola não entrou por muito pouco. A primeira chegada do time do Vermelhão da Serra ocorreu aos 24 minutos quando o lateral Castiano cruzou para área, Juninho Laguna não conseguiu dominar e Mateus chegou atrasado para finalizar. Aos 35 Juninho Laguna escorou para Sertão, que de fora da área bateu firme, pelo chão no canto direito do goleiro Vagner, mas a bola foi para fora. Aos 42 minutos foi à vez de Esmarlei arriscar de fora da área, e também mandar a bola para fora.
Segundo tempo – Com dois minutos o goleiro Souza bateu errado um tiro de meta e a bola caiu para Giliard, que avançou e chutou no canto direito, para defesa do camisa 1 do Passo Fundo. Aos 11 minutos o meia Piccinini cruzou para área, mas Juninho Laguna não alcança a bola para finalizar. Como o empate era um bom resultado, o Juventus passou a jogar mais fechado, e novamente saindo nos contra ataques. E foi assim que o time de Santa Rosa pegou o Passo Fundo completamente desorganizado aos 17 minutos, depois de jogada de Gabriel, a bola sobrou para Donavan, que de fora da área bateu forte. A bola desviou no zagueiro Giba tirando o goleiro Souza da jogada, 1 x 0 Juventus. O desespero tomou conta do time de Luiz Freire, que passou a alçar bolas na área. Assim, aos 19 minutos Sertão mandou para Piccinini, que dominou e bateu prensado com o zagueiro João Carlos. O jogador do Passo Fundo pediu um toque de mão, mas o árbitro nada marcou. Aos 31 Danilo Conceição cruzou, Giba desviou de cabeça, mas o goleiro Vagner defendeu. Aos 37 o segundo gol do Juventus: Giba erra na saída de bola, Pito aproveita e invade a área e bate na saída de Souza. O gol matou o Passo Fundo, que ficou entregue na partida e ainda viu já aos 48 minutos Douglas fazer jogada pela direita e chutar cruzado, fazendo 3 x 0 para o Juventus, placar final.