O primeiro jogo da final da Taça Libertadores 2011 terminou sem um vencedor. Em uma partida equilibrada, mas com poucas chances de gol, Santos e Peñarol fizeram um empate sem gols, no Estádio Centenário, em Montevidéu. Assim, o título ficará com o vencedor da partida de volta, na próxima quarta-feira (22), às 21h50, no Pacaembu.
O Jogo - As equipes alternaram a posse de bola nos cinco primeiros minutos, até que o Peixe teve a primeira boa chance do jogo. Após boa troca de passes, Neymar deixou Zé Eduardo livre pela esquerda. A finalização saiu fraca, para fácil defesa de Sosa. E o Penãrol respondeu no lance seguinte. Mier tocou em diagonal para Oliveira que dividiu com o goleiro Rafael. A bola passou pelos dois e sobrou para Adriano afastar. Aos 19 minutos, Neymar fez grande lance. Driblou três no meio de campo e encontrou Alex Sandro, que soltou uma bomba para difícil defesa de Sosa. Após a cobrança do escanteio, o Peixe trocou passes até que Alex Sandro lançou Bruno Rodrigo, que cabeceou no travessão. Aos 25 minutos, Neymar desceu pela esquerda e toucou para Alex Sandro, que finalizou rasteiro. Sosa caiu para fazer a defesa. O Santos seguia levemente superior. Mas o Peixe ainda levou dois sustos no final. Aos 43 minutos, Rodriguez recebeu lançamento sozinho, mas cabeceou fraco para o gol. No lance seguinte, foi Dario Rodríguez que ficou cara a cara com Rafael, tentou encobrir o goleiro santista, mas mandou por cima do travessão. Assim, a primeira etapa terminou com um empate sem gols.
Segundo tempo - O Santos quase abriu o placar logo aos três minutos do segundo tempo. Elano chutou de longe, mas Danilo desviou a bola, que sobrou para Zé Eduardo. O atacante santista bateu forte, mas Sosa fez grande defesa. O Peñarol teve a primeira chance efetiva somente aos 18 minutos. Martinuccio recebeu dentro da área, girou, mas Adriano interceptou no último instante. O Santos seguia melhor na partida e quase abriu o placar. Neymar fez boa jogada e tocou para Alex Sandro, que cruzou pela esquerda. Zé Eduardo cabeceou e a bola saiu pela direita do goleiro Sosa. Porém, o Peñarol não estava morto e fez três lances de perigo em menos de cinco minutos. Nos dois primeiros, Rafael faz grandes defesas. No outro, Oliveira fintou a marcação, mas Martinuccio o atrapalhou e finalizou para fora. A torcida santista levou um susto aos 42 minutos. Após cruzamento, Alonso avançou e marcou em posição irregular. O centro avante chegou até a comemorar, mas o assistente apontou corretamente o impedimento. Depois do lance, o Santos conseguiu se segurar e a decisão ficou para o jogo de volta, o Pacaembu, na próxima quarta-feira
Tudo para o Pacaembu
· 1 min de leitura