Com o apoio da torcida, a equipe infantil de voleibol do Colégio Notre Dame conquistou no último sábado vaga para a disputa final da Copa RS – campeonato de âmbito estadual, endossado pela Federação Gaúcha de Volley-Ball. A classificação entre as cinco melhores equipes infantis da modalidade no Rio Grande do Sul ocorreu após duas vitórias pelo placar de 2x0, contra as equipes Colégio Sinodal (São Leopoldo) e Sociedade Ginástica Novo Hamburgo, pela chave B da etapa classificatória, disputada a partir das 9h no ginásio de esportes do Colégio Notre Dame.
Também estiveram em Passo Fundo para a disputa as atletas do Languirú/CML/AVATES/Prefeitura Estrela e do Grêmio Náutico União (Porto Alegre), por quem a única representante passo-fundense em competições federadas foi vencida (pelos placares de 2x0 e 2x1, respectivamente). No total, o público passo-fundense teve a oportunidade de assistir a dez jogos entre algumas das grandes equipes do estado. Ao final dos quais, Languirú/CML/AVATES/Prefeitura Estrela, Grêmio Náutico União e a equipe da casa obtiveram classificação para a etapa final na Série Ouro.
A fase decisiva da competição acontecerá em 10 de julho, em local a ser definido por critério técnico. Nesta etapa, além das três equipes classificadas na rodada sediada por Passo Fundo, Sociedade Ginástica Porto Alegre e Fruki/CEAT (Lajeado) – primeira e segunda colocadas na disputa pela chave A da classificatória (cujos jogos aconteceram no domingo (20), em Veranópolis) disputarão o título por pontos, em partidas de todos contra todos.
Mesmo após a difícil classificação (o nervosismo de uma equipe ainda em formação, e que pela primeira vez jogou um campeonato desta magnitude sob os olhos dos familiares e amigos, é apontado pelo técnico, Gilberto Bellaver, como principal causador das derrotas), a equipe Notre Dame/Gustavo Endres/Dec’s tem como objetivo estar entre os três melhores do campeonato. O que, se confirmado, será a sua melhor participação em cinco anos de disputa da Copa RS Infantil. O otimismo do técnico Giba é alimentado pelo recente título da Copa Porto Alegre pelas atletas. “Atualmente, somos a melhor equipe infantil do Rio Grande do Sul. Esperamos comprovar esse potencial técnico e tático, ao menos, conquistando medalhas na Copa RS”, destaca Giba, lembrando que das quatro equipes que serão enfrentadas em 10 julho, apenas a Languirú/CML/AVATES/Prefeitura Estrela não foi batida na decisão do título há cerca de um mês.