A carreira futebolística do ex-atacante Kita foi recheada de grandes clubes, gols e conquistas. Fora de campo o passo-fundense está enfrentando aquela que talvez seja sua fase mais difícil. Operado para reconstituir os ligamentos do tornozelo, o ex-jogador contraiu uma infecção e teve o pé esquerdo amputado na última semana.
Figura muito simpática, e querida por todos aqueles que o conhecem, Kita terá apoio em massa para superar mais este adversário. Uma amostra clara disso é a iniciativa do Consulado Regional do Grêmio, liderado por Beto Tozon, que também é conselheiro do Tricolor, e está organizando para o dia 9 de julho uma partida com o objetivo de arrecadar fundo para auxiliar Kita em seu tratamento. “Semana passada recebi uma ligação do Tarciso (ex-jogador do Grêmio) me perguntando sobre o que poderíamos fazer para ajudar o Kita, e foi aí que tivemos a ideia de realizarmos um jogo com a presença dos veteranos do Grêmio”, falou Tozon ressaltando que o pensamento inicial é de fazer um Gre-Nal da categoria no Vermelhão da Serra, mas por ainda não ter a confirmação de que o Internacional poderá participar, é provável que o jogo seja entre Grêmio x Ex-atletas de Passo Fundo, 14 de Julho e Gaúcho. “Todos os jogadores do Veteranos do Grêmio já confirmaram que participam da partida sem cobrar nenhum tipo de cachê, sendo que já conseguimos também uma camisa oficial com os autógrafos de todos os jogadores do atual elenco do Grêmio, que vamos sortear no dia do jogo. Vamos trabalhar para definir horário, adversário e o valor do ingresso o mais rápido possível”, afirmou Tozon. Julio Bridi, presidente da Associação dos Colorados de Passo Fundo, informou que devido à proximidade da data é muito difícil que os veteranos do Internacional consigam vir para o jogo.
Carreira – O Passo-fundense João Leithardt Neto jogou em clubes como Passo Fundo, Grêmio, Internacional, Brasil de Pelotas, Inter de Limeira, Portuguesa, Flamengo, entre outros. Seus principais títulos foram em: 1984 - Gauchão (Inter); 1986 – Paulistão (Inter-SP). 1987 - Copa União (Flamengo); 1989 Gauchão e Copa do Brasil (Grêmio), além da medalha de prata com a Seleção Brasileira no jogos olímpicos de Los Angeles em 1984.