Local da abertura da Copa de 2014 só em outubro

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Fifa informou nesta quinta-feira que marcou para outubro a reunião que vai definir as sedes e o calendário dos jogos da Copa do Mundo de 2014. Assim, o anúncio não será feito em 30 de julho, data em que haverá no Rio de Janeiro o sorteio dos grupos das eliminatórias do próximo Mundial.

O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, havia estabelecido como meta o final de julho e Joseph Blatter, presidente da Fifa, chegou a fazer ameaças se a data não fosse respeitada. Mas nada disso foi suficiente.

Em um comunicado a imprensa, a Fifa afirmou que "não há a necessidade de uma reunião do Comitê Organizador da Copa do Mundo antes do sorteio preliminar", pois os procedimentos do evento já haviam sido aprovados em 30 de maio deste ano. De acordo com a entidade, a reunião para definir o calendário e as sedes de 2014 será realizada alguns dias antes de 20 e 21 de outubro, quando haverá o encontro anual do Comitê Executivo da entidade.

Doze cidades foram escolhidas pelo Comitê Organizador para receber a Copa no Brasil: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA).

A princípio, a final seria no Maracanã (Rio de Janeiro) e a abertura em São Paulo. O estádio carioca continua como favorito para ter a decisão da Copa, mas o atraso nas obras do estádio do Corinthians colocou em dúvida a realização do primeiro jogo na capital paulista. Brasília, Salvador e Belo Horizonte estão na briga para abrir o Mundial.

A reunião em outubro também deve decidir as cinco cidades que receberão a Copa das Confederações em 2013 - provavelmente, sem São Paulo.

Gostou? Compartilhe