No terceiro jogo sob o comando de Julinho Camargo, o Grêmio segurou um empate de 0 a 0 contra o Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli, na noite desta quarta-feira. É o segundo empate consecutivo do time do técnico Jorginho jogando em casa, após o resultado de 1 a 1 contra o Ceará na última rodada. Nos minutos finais de jogo, Marcelo Grohe defendeu pênalti cobrado por Elias.
O confronto ainda traz tristes recordações para a torcida do Figueirense. No último encontro entre as duas equipes no Estádio Orlando Scarpelli, no dia 24 de julho de 2008, ano em que o time alvinegro foi rebaixado, o Grêmio aplicou uma inesquecível goleada de 7 a 1.
Quase três anos depois da fatídica derrota catarinense, o jogo começou nervoso. Em um desentendimento, aos 5min, Leandro, do clube tricolor, e Túlio, da equipe mandante, foram punidos com cartão amarelo.
Muito faltosa, a partida não reservou grandes emoções até os 16min, quando Aloíso perdeu um gol incrível: Fernandes entrou na área pela direita e fez o cruzamento. Mário Fernandes "furou" e o camisa 9, livre de marcação, não aproveitou.
O Grêmio respondeu cinco minutos depois: o goleiro Wilson teve que fazer difícil defesa em boa jogada individual de Douglas. Punido com quatro jogos de suspensão por uma expulsão contra o Avaí, o meia gremista apenas foi liberado para atuar na noite desta quarta-feira por conta de um efeito suspensivo.
Aos 30min, o time da casa voltou a levar perigo. Aloísio recebeu na entrada da área, arriscou o chute e exigiu trabalho de Marcelo Grohe. O jogo, até aquele lance, seguia equilibrado.
Nos momentos finais da etapa inicial, empurrado pela torcida, o Figueirense esboçou uma pressão. O time da casa chegou a mandar uma bola na trave adversária em cobrança de falta de Wilson Pitoni. Aos 44min, o mesmo Pitoni voltou a levar perigo, cobrando falta cometida por Gabriel na entrada da área.
Os catarinenses mantiveram o ímpeto ofesnsivo e começaram o segundo tempo assustando com um bom chute de Julinho, aos 6min. O mau momento levou o técnico gremista, Julinho Camargo, a promover duas mudanças consecutivas: Lúcio no lugar de Escudero e Miralles na vaga de Leandro.
O Figueirense tinha a posse de bola, mas o Grêmio conseguia levar algum perigo com contra-ataques. Aos 17min, Márcio Fernanrdes arrancou do campo de defesa, tabelou com Douglas, entrou na área e bateu colocado, com muito perigo para Wilson.
Aos 22min, resposta catarinense: Bruno carregou pela meia, deu um corte em Lúcio e batu no gol, para segura defesa de Marcelo Grohe.
O Grêmio volta a jogar dentro de uma semana, no dia 27 de julho, contra o América-MG, no Olímpico, já que a partida contra o Santos na próxima rodada está adiada para outubro. A mesma equipe mineira mede forças contra o Figueirense, jogando em casa, no dia 23.
Fonte: Terra