?EURoeDiminui a produção?EUR?

Leandro justifica falta de gols do Grêmio por ideia tática imposta por Julinho

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Julinho Camargo mudou drasticamente o pensamento tático do Grêmio. Com Renato Portaluppi, a premissa era sempre atacar. Agora, o Tricolor primeiro se defende e depois busca tentar jogadas ofensivas. Tal conduta resulta em somente dois gols marcados nos três jogos em que Julinho orientou o time. Segundo Leandro, a ideia tática atrapalha o ataque.
"Eu acho que temos trabalhado de uma forma em que primeiro precisamos marcar para depois jogar. De certa forma isto diminui as finalizações. Se você marca primeiro, isso tira um pouco do espaço para jogar. Isso não chega a atrapalhar, mas diminui a produção. Para ajudar, tenho procurado me movimentar", disse o jogador.

De fato, o Grêmio é um dos times que menos tenta chutes em gol no Brasileirão. Segundo as estatísticas do Datafolha, somente o Santos é inferior ao time de Porto Alegre. São 8,5 chutes em média dos paulistas, contra 11,1 do Grêmio. Além disso, os gaúchos se destacam negativamente também em dribles, onde é o pior entre os 20 do certame nacional, com média de 8,9 por jogo.
Leandro, porém, não é o mais indicado para criticar a postura do time. O jogador apresenta queda evidente de rendimento, mesmo mantido no time. Tal situação pode, também, ser justificada pela nova função. Com Julinho, Leandro diz ser segundo atacante, mas tem responsabilidade defensiva em formar a segunda linha de meio-campo quando o time não tem posse de bola.

"O nível do Gauchão é muito diferente do Brasileiro. É a primeira vez que eu jogo a Série A. É uma experiência nova. Estou aprendendo ainda. Meu rendimento caiu um pouco exatamente por estar participando pela primeira vez de algo novo", explicou.

Dos 11 gols marcados ao todo pelo Grêmio no Brasileirão, somente três são de atacantes. Destes, dois são de Júnior Viçosa, que foi emprestado ao Sport, e um de André Lima. O Grêmio volta a campo nesta quarta-feira, para atuar contra o América-MG, às 19h30, no Olímpico.

Gostou? Compartilhe