O Grêmio não conseguiu tirar proveito da má fase do América-MG, mas se livrou de perder em casa para uma equipe que não vencia havia dez partidas até esta quarta-feira. Graças a um gol de Ezequiel Miralles, o primeiro do atacante argentino pelo clube, a equipe tricolor gaúcha conseguiu um empate por 1 a 1 com o rival no Estádio Olímpico Monumental, mas seguiu sem convencer em casa neste Campeonato Brasileiro e deixou o campo vaiada pela própria torcida.
Miralles conseguiu igualar para o Grêmio no segundo tempo, após o zagueiro Willian Rocha ter aberto o marcador pra os mineiros logo nos primeiros minutos de jogo no Olímpico. O argentino, contudo, não pôde ajudar os companheiros a buscar a virada: aos 27min da etapa final, ele recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo.
As duas jogadas que resultaram em gols no Olímpico nesta quarta saíram de bola parada. Logo aos 15min, Amaral cobrou falta na área, Willian Rocha se antecipou a Victor e cabeceou por cima do goleiro gremista, abrindo o placar em Porto Alegre para o América-MG e ameaçando estragar a festa do jogador, que completava seu jogo de número 200 pelo clube.
Antes do final do primeiro tempo, o Grêmio criou boas chances para conseguir o empate, mas esbarrou na própria falta de pontaria e em algumas intervenções do goleiro Neneca. O gol que igualou o marcador saiu apenas na etapa decisiva.
Após cobrança de falta levantada na área pelo volante Fábio Rochemback, o argentino Miralles conseguiu colocar sultimente o calcanhar na bola e dar um leve desvio para tirar do alcance de Neneca. Na comemoração do gol, o estrangeiro tratou de beijar a mão e passá-la na chuteira responsável pelo empate gremista.
Miralles, porém, deixou o Grêmio com um homem a menos no gramado durante mais de 20 minutos no final do jogo, quando a equipe anfitriã tentou pressionar para virar a partida. O argentino, que já havia recebido o amarelo, cometeu falta fora do lance em Dudu e recebeu o vermelho do árbitro.
O placar de 1 a 1 foi ruim para as duas equipes, que seguem na parte de baixo da tabela da competição nacional até esta 12ª rodada. Com um jogo a menos que a maioria dos demais times, o Grêmio possui 13 pontos e caiu para o 14º posto da tabela, enquanto o América-MG, sem vencer desde que bateu o Bahia por 2 a 1 na primeira rodada, ficou com oito no antepenúltimo lugar.
Com apenas duas vitórias em seis jogos realizados em casa neste Brasileiro, o Grêmio segue com um aproveitamento muito aquém do esperado atuando como mandante na competição: dos 18 pontos possíveis, a equipe agora comandada por Julinho Camargo conquistou apenas nove: ou seja, apenas 50% deles.
O próximo compromisso gremista no campeonato será realizado no próximo sábado, fora de casa, contra o único clube que não perdeu até a abertura da 12ª rodada: o Flamengo, que recebe a partida às 18h30 (de Brasília) de sábado, no Engenhão, no Rio de Janeiro. Já o América-MG abrirá as portas da Arena do Jacaré no domingo, às 18h30, para encarar o Coritiba.
Grêmio não convence e empata com América-MG
· 2 min de leitura