O zagueiro Edcarlos foi apresentado oficialmente como novo reforço do Grêmio na tarde desta quarta-feira. O jogador recebeu a camisa 6 do diretor executivo de futebol, Paulo Pelaipe, e concedeu entrevista coletiva. Edcarlos, que foi campeão da América e do mundo com o São Paulo em 2005, chegou falando na retomada de sua carreira: "Sempre é um recomeço. É claro que é bom para o ego do jogador dizer que foi campeão do mundo, mas isso fica no currículo. Quero retomar a minha carreira no Grêmio e lutar para conquistar o meu espaço", disse o jogador.
O jogador diz que se sente bem fisicamente e espera adquirir entrosamento com os companheiros rapidamente: "São coisas que a gente só consegue treinando e jogando. Quero estar pronto o mais rápido possível para ficar à disposição. O Grêmio tem bons jogadores para a posição e eu vou trabalhar para jogar", afirmou Edcarlos.
Mesmo tendo propostas de clubes de fora do país, o jogador optou por atuar no Grêmio: "Minha filha ainda está com um ano e eu queria ficar aqui no Brasil. O Grêmio é um clube grande, campeão do mundo, conhecido e respeitado em todos os lugares. Já joguei contra o Grêmio e sei como é difícil", disse o zagueiro.
A última partida disputada pelo jogador ocorreu em abril. Desde então somente treinamentos. Para definir suas características, o defensor de 1,85 e 83kg não enumerou adjetivos positivos. Pelo contrário, fez como diz fazer em campo: simplificou. "Zagueiro não tem que ter característica. Tem que ser simples e objetivo. É uma posição muito cobrada e de segurança máxima. Espero sempre aprender com meus colegas. Sempre que passei por outros lugares aprendi um pouco", finalizou.
Edcarlos se une a Rafael Marques, Saimon, Vilson, Mário Fernades e Rodolfo na lista de zagueiros à disposição de Celso Roth no Grêmio. Ele foi a segunda contratação de Paulo Pelaipe, diretor de futebol do clube. Também vindo do Cruzeiro, Brandão já foi apresentado.