Logo em seu primeiro fim de semana na Copa Petrobras de Marcas, Cláudio Ricci mostrou os motivos pelos quais é considerado um dos melhores pilotos gaúchos da atualidade. O representante de Passo Fundo, convidado para disputar a rodada dupla do Velopark pela tradicional equipe Amir Nasr, venceu logo em sua segunda corrida na categoria.
Com títulos do Itaipava GT Brasil e Pick-up, Ricci teve seu primeiro contato com o Ford Focus da equipe apenas na sexta-feira. O pouco tempo de adaptação contra pilotos já habituados e consagrados, como Valdeno Brito, Thiago Camilo, Daniel Serra, Allam Khodair, Átila Abreu e Thiago Marques, entre outros, fez com que Ricci partisse na primeira das duas corridas em 14°.
Sabendo que o fim de semana consistia de duas provas, Ricci usou a cabeça e correu com o regulamento debaixo do braço: como a bateria complementar consistia da inversão dos oito primeiros da disputa anterior no grid de largada, o piloto de Passo Fundo andou com cautela e garantiu a pole position com a oitava posição.
Uma vez na posição de honra, Ricci fez valer o currículo e, após uma disputa inicial com Fábio Fogaça, venceu com autoridade, dando à Ford seu primeiro êxito no campeonato e subindo no alto do pódio logo em sua segunda corrida, fato até então inédito na Copa Petrobras de Marcas. "Corrida não é apenas velocidade, mas consciência. Como são duas corridas no mesmo dia, é preciso tomar muito cuidado para chegar inteiro, pois os incidentes são uma constante", destaca.
"Como era minha estreia, corri com cautela, sabendo que um bom resultado na primeira corrida poderia me ajudar muito na segunda. Como consegui cumprir o objetivo de ser o oitavo e largar na pole da segunda prova, e não havia mais uma corrida pela frente, pisei fundo e extraí o máximo do equipamento rumo à vitória. Me sinto muito orgulhoso em ter colocado o meu nome na história como o primeiro vencedor da Ford neste que deve ser um dos principais campeonatos do Brasil, com carros baseados em modelos de rua e disputas de altíssimo nível com um grid conceituado", explica Ricci.
Depois da estreia bem-sucedida, o piloto trabalha para dar continuidade ao projeto e seguir no grid da Copa Petrobras de Marcas nas próximas rodadas. "Mostrei meu potencial e sei que sou capaz de obter bons resultados, brigar por vitórias, títulos e carregar a bandeira do Rio Grande do Sul para o alto do pódio como fiz no último domingo. Já trabalho em busca de apoio para as corridas seguintes e espero poder participar da rodada de Brasília, marcada para o dia 25 de setembro", completa.
Resultado da corrida complementar deste domingo: 1°. Cláudio Ricci (Ford Focus); 2°. Fabio Fogaça (Ford Focus); 3°. Daniel Serra (Honda Civic); 4°. Allam Khodair (Honda Civic); 5°. Thiago Marques (Chevrolet Astra); 6°. Alceu Feldmann (Honda Civic); 7°. Átila Abreu (Chevrolet Astra); 8°. Thiago Camilo (Chevrolet Astra); 9°. Felipe Maluhy (Ford Focus); 10°. Valdeno Brito (Chevrolet Astra).