Depois da Argentina, a delegação chilena também confirmou presença no Concurso de Saltos Internacional Oficial (CSIO), no Centro Hípico e Haras MD, de 22 a 25 de setembro, em Passo Fundo/RS. A informação foi oficializada nesta sexta-feira, 26 de agosto, pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH). A equipe participará das disputas nas categorias Mirim, Pré-Junior e Young Rider.
Segundo a gerente da Federação Equestre Chilena, Adriana Pando, a expectativa é muito boa, principalmente pela qualidade dos representantes da sua seleção, que obtiveram ótimos resultados no Mundial Militar de Hipismo. “Acreditamos que essas competições internacionais são de suma importância para nossos jovens, dessa maneira vão adquirindo experiência internacional, já que em 2014 estaremos sediando os Jogos Sul-Americanos”, afirma.
Em relação ao hipismo chileno, ela ressalta que a ajuda está, em sua maioria, para os Jogos Pan-Americanos. “Aqui são as famílias dos cavaleiros os principais apoiadores”, comenta.
De acordo com ela, no CSIO em Passo Fundo, eles acreditam que o maior desafio é competir em um evento internacional sem seus próprios cavalos, pois irão saltar com animais emprestados do Brasil. “Queremos que nossos jovens tenham o máximo de apoio possível para se tornarem grandes cavaleiros no futuro”, frisa Adriana.