Na última partida do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Grêmio precisava de uma vitória pra se afastar ao máximo da Zona de rebaixamento. O Internacional vinha de um título (Bicampeão da Recopa) conquistado na quarta-feira e de uma boa sequência de jogos. Mas como todos sabem, Gre-Nal é sempre Gre-Nal. Os dois times entraram em campo com a mesma determinação de ganhar a partida. Porém quem levou um dos maiores clássicos do futebol foi o Grêmio,por 2x1, com gols de Marquinhos e Douglas. Índio fez o gol para o Inter. A vitória, faz o tricolor respirar na competição e se afastar da zona de rebaixamento. Ele contabiliza agora 21 pontos. Já o Internacional fecha a primeira parte da competição com 27 pontos. Na abertura do segundo turno, os adversários dos times gaúchos serão equipes paulistas. As partidas acontecem na quarta-feira quando às 18h o Grêmio visita o Corinthians, no Pacaembu, e às 21h50m o Inter recebe o Santos no Beira-Rio. Contra o mesmo Santos, no dia 05 de outubro, o Grêmio recupera - em Porto Alegre - partida adiada, pela 11ª rodada, fechando sua participação no primeiro turno.
O jogo
Desfalques. Essa palavra assombrou os vestiários da dupla Gre-Nal. Pelo lado tricolor Gilberto Silva, Rafael Marques e Adilson foram as ausências registradas. Já no lado colorado o técnico Dorival não pode contar com D'Aleesandro, Nei e Guiñazu. Durante o início da partida era possível perceber a diferença no meio de campos das duas equipes. Enquando o lado azul se mostrava mais veloz, com menos passes e tocando de primeira, o lado vermelho tocava mais a bola e não tinha pressa em chegar a área para finalizar.
Muriel salvou o Internacional aos 12 minutos de jogo. Marquinhos levantou a bola na área, Índio falhou e Muriel fez ótima defesa. Porém, aos 16, o goleiro colorado não conseguiu evitar o gol do Grêmio. Douglas achou Mário Fernandes na ponta direita e o lateral tocou para trás. Marquinhos se esticou e completou no canto direito, para o fundo das redes. O gol deu moral aos gremistas, mas Inter chegou ao empate dez minutos depois. Oscar cobrou uma falta na meia direita e Índio apareceu por trás da zaga e cabeceou para o fundo das redes.
Segundo tempo
A etapa complementar começa com um lance polêmico. Escudero fez jogada pelo meio e tocou para Mário Fernandes na área. O lateral tentou o drible em Muriel e caiu na dividida. Os gremistas pediram pênalti, mas o árbitro aplicou cartão amarelo no jogador por simulação. Aos 23 minutos o Inter teve a chance de virar a partida. Oscar arriscou chute da meia direita e o goleiro Victor teve que se esticar para fazer a defesa. Aos 32min, o árbitro carioca Marcelo de Lima Henrique assinalou penalidade: Escudero em jogada individual pelo meio, entrou na área e foi deslocado por Índio. Na cobrança, Douglas chutou no centro do gol e marcou. O Grêmio manteve o placar e garantiu a vitória para o alívio de Celso Roth e da torcida gremista.
Alívio
· 2 min de leitura