A Associação Nacional de Esportes Eqüestres da Guatemala estará no Concurso de Saltos Internacional Oficial (CSIO) Mundial da Juventude, em Passo Fundo, no Centro Hípico e Haras MD, com 18 competidores.
Esse é o primeiro país da América Central a participar de um evento de hipismo na cidade. De acordo com a secretária geral executiva da Associação, Karla Andrino, a expectativa é a melhor possível. “Só temos a agradecer o apoio que a organização do evento tem dado aos atletas para que tenham a oportunidade de competir internacionalmente, nos favorecendo com uma série de vantagens antes nunca vista. Nós e nossos atletas estamos bastante emocionados com essa possibilidade única de competir em um grande evento. Porque se tivéssemos que participar por conta própria, acredito que seria inviável, pois se tornaria muito caro para nós da América Central deslocar até o Brasil. Estamos muito agradecidos e felizes com essa oportunidade. Seria difícil viajar se não fossem essas condições”, explica Karla.
Segundo ele, a Associação Eqüestre é governamental, por isso recebe, em sua maior parte, apoio financeiro do governo. “Os pais dos ginetes também colaboram com aquilo que podem, mas a grande parte desse apoio vem mesmo do governo”, garante.
Karla ressalta que o hipismo é um esporte que exige treino diário e esforço pessoal para atingir grandes feitos. “Nossos atletas têm se destacado em competições nacionais e quando surge uma oportunidade também participam com êxito de competições internacionais”, frisa. Dentre os 18 atletas ela destaca Marcello Cottone na categoria Pré-Junior e Pablo Antônio Gracía, categoria Children.
Colômbia e Áustria
A expectativa de se tornar um evento para marcar Passo Fundo no cenário mundial do hipismo está se tornando realidade. Além da Guatemala, Chile, Argentina, Venezuela e Uruguai, Colômbia e Áustria também confirmaram a participação no evento.
Segundo a secretária geral da Federação Colombiana, Rosario Garcia de Martinez, atualmente o país tem cinco disciplinas bem estruturadas, sendo elas Salto, Circuito Completo, Adestramento, Enduro e Artístico. “Estamos iniciando com a disciplina Paraequestre. Para os jogos Pan Americanos iremos com competidores nas disciplinas de salto, adestramento e circuito completo”, ressalta.
Sobre o evento no Brasil, ela afirma que a federação tem muito interesse em participar, principalmente por adquirir conhecimento em competições internacionais. “Participar de uma competição internacional com cavalo emprestado será um desafio porque não podemos levar os nossos devido às questões sanitárias de importação. Para isso nossa amazona estará uma semana antes no Brasil, em Passo Fundo, para treinar e conhecer o animal que competirá”, destaca Rosario, lembrando que a competidora será Andressa Quadros, categoria juvenil (júnior).
Como primeiro país europeu confirmado, a Áustria virá com 15 competidores, entre eles cavaleiros e amazonas.
O evento
O Concurso de Saltos Internacional Oficial (CSIO) Mundial da Juventude acontece entre os dias 22 a 25 de setembro. O Centro Hípico e Haras MD e a Confederação Brasileira de Hipismo estão preparando um grande evento, com os melhores jovens cavaleiros do mundo e com várias atrações.
O lançamento oficial para a imprensa acontece na próxima segunda-feira (5), ás 19h30, no Centro Hípico e Haras MD.
Para ela, a expectativa é desempenhar um bom papel e garantir um lugar no pódio. “Também queremos conhecer pessoas e fazer amigos. A amazona está ansiosa em conhecer Passo Fundo”, finaliza.