Mundial de Karatê

Manuela Spessatto, atleta da UPF está entre as 16 melhores do mundo no esporte nas modalidades kata e kumitê

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O esforço e a dedicação foram recompensados: a atleta passo-fundense Manuela Spessatto trouxe bons resultados da Tailândia, país que sediou o Mundial de Karatê 2011. Manuela terminou o campeonato entre as 16 melhores atletas do mundo na categoria adulta, acima de 19 anos, nas modalidades kata (apresentação, luta imaginária) e kumitê (luta). Foram quatro dias de competições, com início em 20 de agosto.

No kumitê, a atleta venceu as representantes da Namíbia, Itália e Nova Zelândia, mas parou a sequência de vitórias com a representante do Japão, adversária que conquistaria o campeonato. Já na modalidade kata, por meio de apresentações, são avaliados espírito, força, técnica, velocidade e maestria dos competidores. Para que pudesse ser avaliada, Manuela passou por eliminatórias, na qual venceu as representantes da Inglaterra, Itália e China.

A Seleção Brasileira de Karatê participou do Mundial da Tailândia com 16 atletas, dos quais apenas duas eram mulheres. O campeonato foi considerado difícil pela atleta passo-fundense. “O nível das adversárias é muito elevado, porém descobri que é possível vencer as favoritas”, afirmou. Manuela agradece a todos que acreditaram no seu potencia, em especial o professor Derli Spessatto, o colega Augusto Spessatto e o técnico da Seleção Brasileira Alfredo Aires, bem como seus patrocinadores e apoiadores. Na próxima semana, Manuela defenderá o título de campeã brasileira de Karatê pela Federação Tradicional, em disputas que acontecem no município catarinense de Joinville. Manuela treina e ministra aulas de karatê na academia Renshukan, Clube Juvenil/Conceição/Projeto Atleta do Futuro da UPF e é filiada à Federação Sul-Riograndense de Karatê-do tradicional e à JKA do Brasil. Além da UPF, patrocinam a atleta a Prefeitura de Passo Fundo, Mano Escobar, Dicanalli, Curantur, DSLT, Farmácias São João, Gráfica Passo Fundo e Simbiose.

Gostou? Compartilhe