Serão 13 países na disputa no CSIO Mundial da Juventude

Competição realizada em Passo Fundo de 22 a 25 de setembro supera as expectativas de participantes e deverá ser um marco para o hipismo nacional

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Faltando praticamente uma semana para o início do Concurso de Saltos Internacional Oficial (CSIO) Mundial da Juventude, estão definidos os 13 países que entrarão na pista do Centro Hípico e Haras MD para defender suas nações. As últimas delegações a confirmarem presença no evento, que acontece de 22 a 25 de setembro, em Passo Fundo/RS, foram as da Polônia e do Panamá. Já estavam inscritas as da Argentina, Áustria, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México, Paraguai, Uruguai, Venezuela e a anfitriã Brasil. Os primeiros cavaleiros e amazonas a desembarcarem em Passo Fundo vão ser os mexicanos, nesta sexta-feira (16). Depois deles a previsão de chegada é dos chilenos (17) e costarriquenhos (19). Segundo a diretora do CSIO Mundial da Juventude, Patricia Carvalho, o evento já demonstra que será um sucesso. “Estávamos esperando delegações da América do Sul e até da América do Norte, mas a vinda de países da Europa nos deixa ainda mais satisfeitos. Até a Alemanha estava para vir, mas problemas com as crianças na escola impediu a vinda deles”, explica Patricia.

Preparação intensa para receber delegações estrangeiras

Para ela, esse CSIO será duas vezes maior que a edição realizada em dezembro passado no Haras MD. “Agora vamos ter que nos preparar muito mais, inclusive o Haras está a todo vapor, com uma equipe enorme se empenhando para deixar tudo organizado para receber essas crianças e adolescentes do mundo todo. Até pelas suas idades, muitos pais e familiares estarão os acompanhando”, comenta a diretora, lembrando que cerca de 200 conjuntos com os melhores ginetes de cada país estarão na competição. Patricia lembra ainda que o sucesso do CSIO do ano passado gerou um comentário positivo no meio do hipismo mundial. “As condições para as delegações participarem, bem como o espírito de confraternização da faixa etária dos competidores, aquecido pelo boca a boca no último CSIO, faz o sucesso de participantes nesta edição”, frisa. Ela lembra ainda que o nível técnico das provas será muito alto. “Não há muitos eventos mundiais nestes moldes para a garotada. Todos estão muito empolgados!”, resume Patricia.

Gostou? Compartilhe