Ricardo Machado, ciclista patrocinado pela Universidade de Passo Fundo (UPF), conquistou o primeiro lugar na Copa Vzan de Mountain Bike Cross Country Olímpico. Ele competiu no último domingo, dia 18 de setembro, em Campo Largo, Paraná, onde foi realizada a competição que também valeu pontos para o ranking nacional e reuniu os grandes nomes do ciclismo brasileiro.
A prova foi realizada em um circuito de 3.700 metros de extensão em trilhas na Estância Hidromineral Águas da Serra. Segundo Ricardo Machado, a prova é caracterizada pelas subidas longas em estradas de terra e as descidas dentro da mata, onde é preciso passar por vários obstáculos naturais como pedras, raízes e muitas curvas fechadas entre árvores. De acordo com ele, para sorte dos competidores, o tempo e temperatura estavam agradáveis e o circuito se tornou rápido. “Nem por isso fez com que a prova fosse menos difícil, pois devido ao nível dos atletas e a inclinação das subidas foi necessário muita força e uma boa estratégia de prova para conquistar a vitória”, destacou.
Conforme o atleta, assim que foi dada a largada, na manhã de domingo, os competidores começaram a impor um ritmo muito forte para entrarem primeiro nas trilhas e ele chegou a ficar a um minuto e meio atrás dos líderes. Contudo, quando entraram na terceira volta, Ricardo empreendeu um ataque e foi ultrapassando todos seus adversários. “Ao assumir a liderança, fui me distanciando cada vez mais dos concorrentes e consegui cruzar a linha de chegada em 1 hora, 04 minutos e 30 segundos”, ressaltou. Em 2º lugar chegou Tarcísio Bilinski de Araucária (PR) e em 3º Marcos Razera de Curitiba.
Enquanto isso Luana treina na Serra da Mantiqueira
Luana Machado, também ciclista patrocinada pela UPF, está em São Paulo onde realiza vários treinamentos com uma equipe de ciclismo na Serra da Mantiqueira. O objetivo, segundo ela, é melhorar o condicionamento físico para competir no Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Maratona, que será realizado no mês de outubro em Garibaldi, numa distância de 70 quilômetros em estradas de terra. A atleta da UPF é considerada uma das melhores do Brasil na modalidade e também está concorrendo a uma vaga nas Olimpíadas de Londres 2012.
Assessoria UPF