A passagem do uruguaio Loco Abreu pelo Grêmio 13 anos atrás não foi das melhores: o camisa 13 fez apenas seis partidas pelo Tricolor, e marcou apenas um gol. A curiosidade fica pelo fato de que na época o time gaúcho também era dirigido por Celso Roth. Na partida desta quinta-feira, mesmo com maior volume durante os 90 minutos, o Grêmio viu o atacante uruguaio fazer o gol da vitória do Botafogo por 1 x 0 em pleno Estádio Olímpico, pelo Campeonato Brasileiro.
O jogo - O Botafogo começou o jogo assustando o Tricolor logo no primeiro minuto de bola rolando: Cortês recebeu na esquerda e fez o cruzamento no interior da área. O gol só não saiu porque Loco Abreu e Herrera não acertaram a bola. O Tricolor respondeu aos 3 minutos: Fábio Rochemback dominou na entrada da área e chutou forte, da meia lua. A bola passou à direita do goleiro Jéfferson com perigo. Aos 23, depois de jogada de Mário Fernandes pela direita e a zaga afastar de cabeça, Fábio Rochemback pegou a sobra de primeira e quase fez um golaço. A bola passou tirando tinta do poste esquerdo. Bom lance. Aos 35 minutos, Escudero fez boa jogada pela esquerda e cruzou na cabeça de André Lima. A conclusão
saiu à direita, com perigo.
Segundo tempo - O Grêmio voltou para etapa final com a mesma equipe e seguiu arriscando de longa distância. Foi assim que Rochemback criou a primeira oportunidade aos 5 minutos, mas Jéfferson defendeu sem dificuldades. Aos 14, foi a vez de Fernando experimentar da intermediária. Desta vez Jéfferson teve mais dificuldade para fazer a defesa no canto direito. Aos 20, Maicosuel infiltrou com qualidade pelo meio e rolou para Loco Abreu, entrando pela esquerda. O chute forte foi indefensável para Victor. Botafogo 1 x 0. Aos 35, Miralles e Brandão criaram boa oportunidade: o argentino caiu pela direita e cruzou rasteiro. Brandão pegou de primeira, mas a bola subiu demais. No minuto 41, a melhor chance de gol do Grêmio na partida: Miralles conseguiu fazer um passe perfeito para Douglas, entrando na área pela direita. Ele pegou de primeira e Jéfferson fez uma defesa milagrosa, no canto. No rebote, Miralles foi bloqueado em sua conclusão.