Judocas representam país no Pan e Sul-Americano

Passo-fundenses Alexandre Meneghini e Igor Machado representam o país no Pan e Sul-Americano Sub-13

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Passo Fundo vive dias de expectativa. Pela primeira vez na história do município dois judocas locais, Alexandre Meneghini e Igor Machado, irão representar o Rio Grande do Sul e o Brasil na disputa de um torneio internacional, o Pan e o Sul-Americano sub-13, que ocorre entre 14 e 16 de outubro, em Buenos Aires, na Argentina.
A classificação ocorreu no fim de agosto, no Campeonato Brasileiro da categoria, no Pará. Alexandre sagrou-se campeão e carimbou o passaporte para defender o Brasil no Pan – além dele, Nicole Franzoi, do GN União, também foi medalha de ouro. Igor foi vice e confirmou vaga no Sul-Americano. “Foi um fato histórico”, comemorou o treinador da dupla passo-fundense Rodrigo Bilhar.

O fato de ser a primeira vez que judocas do Interior gaúcho irão defender a Seleção Brasileira, conterrâneos da dupla ficaram orgulhosos. “A mobilização aqui está muito grande. Estamos fazendo rifas para ajudar os dois a ter uma viagem mais cômoda, a prefeitura nos ajudou comprando as passagens. A torcida está muito grande”, relatou Bilhar.

Desde as vitórias no norte do Brasil, a rotina de Alexandre e Igor mudou completamente. “Antes eles treinavam uma hora por dia apenas. Agora, intensificamos para duas horas em dois turnos”, explicou o técnico. As mudanças, contou o professor, estão surtindo efeito: “Eles estão treinando forte, não têm lesões e a expectativa é a melhor possível”.

Por outro lado, ressalvou, é preciso não forçar, “afinal são duas crianças, não podemos esquecer”. Ele salientou que tem conversado muito com os dois. “Procuro não cobrar, pois estar lá vai ser uma pressão e cada um deles lida com isso de forma diferente”, disse ele, já prevendo: “Mas toda essa vivência deve ajudá-los nas próximas categorias”.

Gostou? Compartilhe