A Abadá-Capoeira é atualmente uma das maiores divulgadoras da cultura nacional tanto no Brasil quanto no exterior através de seminários palestras e projetos. O grupo que tem representações efetivas em todos os estados brasileiros, além de 42 países nos cinco continentes, também está em Passo Fundo e já realiza há um ano o Projeto Berimbairros. A iniciativa é do grupo juntamente com o Sest/Senat e a Secretaria Municipal de Educação.
O Projeto busca disseminar a arte marcial entre a comunidade, especialmente crianças, levando até aqueles que nunca tiveram um contato, os seus fundamentos, seus ideais e a atividade como um todo. “Muita gente acha que a capoeira é um esporte originário da África, quando na verdade ela é puramente brasileira. A nossa proposta através desse projeto é levar o nosso conhecimento e essa experiência para aqueles que não podem ter acesso aos centros de capoeira e até mesmo aqueles que nunca tiveram nenhum contato, para que despertem o interesse e possam entender um pouco mais da cultura brasileira na prática” afirmou o instrutor Reinaldo Velasques (Pão D’água).
As atividades são realizadas semanalmente em diversos lugares como UPF e Sest/Senat, além de escolas e bairros de toda a cidade. É feito primeiramente um trabalho teórico de fundamentação paras os alunos aprenderem os movimentos específicos, o comportamento e os ideais da arte marcial, até chegar finalmente na própria roda de capoeira, onde os alunos colocam em prática o que foi aprendido.
A capoeira é uma expressão cultural que mistura arte marcial, esporte e música. Atualmente é a manifestação cultural brasileira que mais desperta interesse em homens, mulheres e crianças de todas as classes sociais no Brasil e no mundo. Ela recentemente foi tombada como patrimônio cultural brasileiro pelo IPHAN em parceria com o Ministério da Cultura.