A última Cerimônia de Gala da Bola de Ouro Fifa contou com três colegas de Barcelona na lista final para concorrer ao cobiçado prêmio. E, para a versão 2011, a hierarquia foi mantida. Entre os pré-indicados anunciados na terça-feira, há nada menos do que oito jogadores do clube catalão no grupo de 23 que concorrem à honraria, sendo que um forte candidato poderá receber a honraria pela terceira vez consecutiva.
Lionel Messi foi o vencedor nos dois últimos anos e, com 45 gols em 47 partidas até o momento em 2011, passa automaticamente a ser um dos maiores favoritos ao prêmio.
Para ficar com o prêmio, Messi terá de superar a concorrência amigável do compatriota Sergio Agüero, do Manchester City, e dos colegas de Barcelona Fàbregas, Eric Abidal, Andrés Iniesta, Gerard Piqué, Xavi, David Villa e Daniel Alves. Embora Neymar seja o jogador de mais prestígio do Brasil desde o ano passado, a inclusão dele é impressionante — e não só porque o atacante do Santos tenha apenas 19 anos. Desde que o sistema de lista final foi criado pela Fifa em 2004, apenas um atleta atuava em um clube da América do Sul: Juan Roman Riquelme, em 2007 atuava pelo Boca Juniors.