Vaga na principal competição de Xadrez

Lucas Boff vence etapa Sub-16 da Copa QI de Xadrez e garante vaga no Mundial de Xadrez da Juventude

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

Vaga na principal competição de Xadrez
Lucas Boff vence etapa Sub-16 da Copa QI de Xadrez e garante vaga no Mundial de Xadrez da Juventude 
 Neste domingo (6), mais de 200 jovens participaram da etapa final da 4ª Copa QI de Xadrez, um dos maiores torneios de xadrez do Brasil promovido pelas Escolas e Faculdades QI e com apoio da Federação Gaúcha de Xadrez, realizado em Canoas. Na categoria sub-16, o vencedor foi o passo-fundense Lucas Boff que agora vai participar do campeonato Mundial de Xadrez da Juventude, realizado entre os dias 17 e 27 de novembro, em Caldas Novas (Goiás).
Ao longo do ano, a Copa QI de Xadrez foi realizada em dezenas de municípios gaúchos, mobilizando mais de mil jovens de escolas públicas e particulares, entre 11 e 18 anos, em torno dos tabuleiros. Foram mais de 150 escolas participantes e mais de 2 mil pessoas envolvidas, entre professores, pais e colaboradores.
 “A QI vislumbrou no xadrez um esporte que desenvolve nos jovens o raciocínio lógico e o planejamento, duas áreas fundamentais para quem procura ingressar no mercado de trabalho”, explica o Diretor de Educação das Escolas e Faculdades QI, Henrique Gerstner. “Dessa forma, eles aprimoram a inteligência e a concentração”, complementa.
Os vencedores das outras categorias foram: Luiz Henrique Soares, de Porto Alegre (sub 18), Dimitri Ariel Pires Boeira, de Vacaria (sub 14), e Bruno Rosa Malaquias, de Alvorada (sub 12). Entre os outros jovens, a premiação foi dividida da seguinte forma: troféu e relógio digital de xadrez (2º lugar), troféu e o livro “Meus Grandes Predecessores – vol.1” (3º lugar) e medalhas (do 3º ao 10º lugar). 
Expectativa para o Mundial
Com apenas 15 anos de idade, Lucas já tem uma grande experiência no Xadrez. Em 2010 o estudante da escola EENAV participou do Campeonato Brasileiro de Xadrez em Goiânia, conquistando o nono lugar. Porém, dessa vez a competição Mundial, inédita no Brasil, será uma novidade para Lucas. “Já participei de campeonatos internacionais, mas nenhum comparado com este, que talvez seja o principal da categoria. Espero ir bem, apesar de saber que será muito competitivo, prefiro não pensar em resultados”, afirmou Lucas, que apesar de ter pouco tempo, procura treinar sempre que pode.
Pra conferir o regulamento e maiores informações sobre o Mundial de Xadrez da Juventude acesse: http://www.wycc2011.com/
Foto: Divulgação

 

Neste domingo (6), mais de 200 jovens participaram da etapa final da 4ª Copa QI de Xadrez, um dos maiores torneios de xadrez do Brasil promovido pelas Escolas e Faculdades QI e com apoio da Federação Gaúcha de Xadrez, realizado em Canoas. Na categoria sub-16, o vencedor foi o passo-fundense Lucas Boff que agora vai participar do campeonato Mundial de Xadrez da Juventude, realizado entre os dias 17 e 27 de novembro, em Caldas Novas (Goiás).Ao longo do ano, a Copa QI de Xadrez foi realizada em dezenas de municípios gaúchos, mobilizando mais de mil jovens de escolas públicas e particulares, entre 11 e 18 anos, em torno dos tabuleiros. Foram mais de 150 escolas participantes e mais de 2 mil pessoas envolvidas, entre professores, pais e colaboradores. “A QI vislumbrou no xadrez um esporte que desenvolve nos jovens o raciocínio lógico e o planejamento, duas áreas fundamentais para quem procura ingressar no mercado de trabalho”, explica o Diretor de Educação das Escolas e Faculdades QI, Henrique Gerstner. “Dessa forma, eles aprimoram a inteligência e a concentração”, complementa.Os vencedores das outras categorias foram: Luiz Henrique Soares, de Porto Alegre (sub 18), Dimitri Ariel Pires Boeira, de Vacaria (sub 14), e Bruno Rosa Malaquias, de Alvorada (sub 12). Entre os outros jovens, a premiação foi dividida da seguinte forma: troféu e relógio digital de xadrez (2º lugar), troféu e o livro “Meus Grandes Predecessores – vol.1” (3º lugar) e medalhas (do 3º ao 10º lugar). 

Expectativa para o Mundial

Com apenas 15 anos de idade, Lucas já tem uma grande experiência no Xadrez. Em 2010 o estudante da escola EENAV participou do Campeonato Brasileiro de Xadrez em Goiânia, conquistando o nono lugar. Porém, dessa vez a competição Mundial, inédita no Brasil, será uma novidade para Lucas. “Já participei de campeonatos internacionais, mas nenhum comparado com este, que talvez seja o principal da categoria. Espero ir bem, apesar de saber que será muito competitivo, prefiro não pensar em resultados”, afirmou Lucas, que apesar de ter pouco tempo, procura treinar sempre que pode.Pra conferir o regulamento e maiores informações sobre o Mundial de Xadrez da Juventude acesse: http://www.wycc2011.com/

Gostou? Compartilhe