A atleta da Universidade de Passo Fundo (UPF) Manuela Spessatto subiu no pódio do XVI Campeonato Pan Americano de Karate Tradicional, realizado nos dias 25, 26 e 27 de novembro, na cidade chilena de Santiago. Manuela, que integra a Seleção Brasileira de Karatê, conquistou dois terceiros lugares, nas modalidades kata (luta imaginária) e kogo (luta). A Seleção Brasileira se reuniu desde o dia 19 de novembro na capital do Chile, onde os atletas realizaram treinos em conjunto. O Pan Americano contou com competidores de 10 países.
No seu retorno a Passo Fundo, Manuela, seu irmão e colega Augusto Spessatto e o treinador e pai dos atletas Derli Spessatto receberam o prêmio Destaque Esportivo 2011, entregue no dia 28 de novembro. O tradicional evento é coordenado pelo professor Roberto França e premia os passo-fundenses que se destacaram no esporte ao longo do ano.
Apesar se destacar na maioria das competições que participa, Manuela não tem o pódio como único objetivo neste esporte. “O karatê não serve somente para competição, essa arte marcial pode ser praticada por lazer, para defesa pessoal, para melhoria das habilidades motoras, para uma melhor concentração entre outros objetivos, mas a competição é uma maneira de colocar à prova seus conhecimentos na área, sendo julgados por árbitros”, explica.
Além de treinar no Projeto Atleta do Futuro da UPF, Manuela também pratica o esporte na academia Renshukan, que a partir de 2012 passará a funcionar na Galeria Central, em cima da sala do Método Kumon, onde são oferecidas aulas para crianças, adolescentes se adultos em diversos horários.
Manuela tem como patrocinadores, além da UPF, as Farmácias São João, Manno Escobar e Simbiose. A atleta e a academia Renshukan são afiliados à Federação Sul-Riograndense de Karate-do Tradicional, à Associação JKA e à Confederação Brasileira de Karate-do Tradicional.
Manuela conquista pódios no Pan Americano de Karatê Tradicional
· 1 min de leitura