Seis equipes disputaram, no último sábado, os triangulares semifinais do Campeonato Estadual, na categoria Infantil. Na disputa que definiu os classificados para a final, realizada no mesmo dia, apenas a do Colégio Notre Dame representou a região no campeonato realizado pela Federação Gaúcha de Volley-Ball.
Em seu triangular, a equipe Notre Dame/Gustavo Endres/Dec’s garantiu classificação para a etapa final da competição, com a segunda colocação, obtida após vitória por 2x0 contra a UCS/Prefeitura Municipal de Caxias do Sul/Apaavôlei e derrota, pelo mesmo placar, para o Grêmio Náutico União. A equipe da capital sagrou-se a primeira colocada deste triangular. Pela outra chave, a equipe Languirú/Martim Luther (Estrela) se classificou em primeiro, após vitórias sobre o Fruki/CEAT (Lajeado) – por 2 sets a 0 – e a Sogipa (Sociedade Ginástica Porto Alegre) – por 2x1. Com vitória sobre a equipe de Lajeado, a porto-alegrense, também conquistou classificação para as finais.
Na disputa das finais, que cruzava o primeiro colocado no triangular semifinal pela chave H e o segunda na I e vice-versa, as atletas de Passo Fundo estrearam uma final antecipada, contra aquelas que se sagrariam campeãs pouco tempo depois. Em uma partida emocionante, como sintetizou o técnico Gilberto Bellaver, a equipe do Colégio Notre Dame saiu em vantagem, com vitória no 1º set por 25 x 23. De apenas dois pontos também foi a diferença na segunda parcial, mas desta vez para a equipe Languirú/Martim Luther (Estrela). No set desempate, nova vitória da equipe de Estrela, por 15 x 12. Na disputa pelo terceiro lugar, em partida entre duas equipes cansadas física e emocionalmente, a Sogipa venceu por 2x0 o Notre Dame/Gustavo Endres/Dec’s, que, após dois anos como a terceiro colocado no campeonato estadual, encerra o ano de 2011 como a quarta melhor equipe do Rio Grande do Sul. “Este foi um ano muito proveitoso, tivemos condições de encerrá-lo com um título, mas não faltou luta e dedicação, apenas um pouco de maturidade para controlarmos a ansiedade. Porém este terceiro ano entre as quatro melhores equipes do estado evidencia que evoluímos dia-a-dia, com consistência e sem pularmos etapas”, conclui o técnico Giba.