Depois da derrota por 1 x 0 na primeira partida da final do Gauchão/2011, diante do Internacional, a categoria 2001, Passo Fundo/Vila Nova/Fire Night, foi até o estádio Beira-Rio nessa sexta-feira precisando vencer para ser campeão na categoria estadual 2001. Mas o time passo-fundense mais uma vez não conseguiu superar o rival da capital, e acabou perdendo por 4 x 2, e ficando com vice do Gauchão.
O jogo - Passo Fundo/Vila Nova/Fire Night saiu perdendo, mas conseguiu o empatar em 1 x 1, e quando estava melhor no jogo acabou sofrendo o segundo gol. Na etapa final o Inter fez 3 x 1, o Passo Fundo/Vila Nova/Fire Night, diminuiu e foi para cima buscando o empate, só que num contra-ataque o Inter fez o gol que garantiu o título para o Colorado.
Segundo o coordenador do Passo Fundo/Vila Nova, Luiz Alberto de Oliveira, a o time encerra a competição, apesar da derrota na final, com saldo bastante positivo. “Esses guris da categoria 2001 mostraram que ainda vão dar mais alegrias para o Passo Fundo/Vila Nova. Jogar uma final contra a dulpa Gre-Nal nunca é fácil, e eles estão de parabéns”, disse o professor Beto. A categoria 2001 do Passo Fundo/Vila Nova teve apenas duas derrotas em toda a competição, justamente os dois jogos da final.