A vida de atleta amador em Passo Fundo não é fácil. A falta de patrocinadores, e incentivo do poder público é uma barreira que independente da modalidade que os esportistas pratiquem, todos eles precisam superar. E a história de Marcos Cavalheiro Júnior não é diferente.
Ano de conquistas
Aos 17 anos, sendo que treina desde os três, Júnior comemora um ano com bastantes conquistas no kick-boxing, onde disputou e venceu a Copa RS, em Porto Alegre, Copa Brasil, em Maringá-PR, Campeonato Brasileiro, Vitória-ES, e Sul-Americano, em Assunção-PAR, e ficou sempre entre os três primeiros em competições de Karate Olímpico, como no Campeonato Estadual, em Eldorado do Sul, Copa Elite, em Porto Alegre, e a Copa Hachiman, em Gravataí, sendo todos pela categoria sub-17, até 65kg.
Faltou o mundial
O 2011 de Marcos Cavalheiro Júnior poderia ter sido ainda melhor, pois o atleta teve a chance de ir para o Mundial de kickiboxing, disputado em Dublin, na Irlanda, mas a falta de recursos financeiros o impossibilitou. “Precisei de ajuda financeira que bancasse o gasto com passagens, hospedagem e alimentação, mas não consegui. Foi uma pena, pois penso que ficar entre os 10 primeiro no Mundial era possível”, disse Júnior.
O sonho e a meta
Em 2012 Júnior vai começar a o curso de educação física na Universidade de Passo Fundo, mas ele destaca que seu sonho é poder viver como atleta de luta profissional. “É o que eu busco, poder chegar a um estágio em que eu possa me preocupar só com a preparação para as competições”, comentou revelando ainda que sua meta profissional é ser campeão mundial de Low Kicks, para entrar no mundo do MMA. “É uma meta que eu tenho, vou trabalhar para buscar isso”. As artes marciais mistas (em inglês: MMA - mixed martial arts) são artes marciais que incluem tanto golpes de luta em pé quanto técnicas de luta no chão. A mais badalada organização que organiza torneios de artes marciais misturadas é o Ultimate Fighting Championship (UFC).
O professor Júnior
Apesar de jovem, Marcos Cavalheiro Júnior tem 14 anos de experiência, assim já é professor na Liga Cultural de Artes Marciais Olympica. “estamos planejando cursos para o ano que vem com nomes famosos como Katel Kubis, Julinho Camargo e Anderson Silva. É importante destacar ainda que trabalhamos com todas as federações competentes de boxe, muay-thai, karate, e kickboxing, que este não se tornou um esporte olímpico”, concluiu Marcos Cavalheiro júnior, que tem em seu currículo 125 lutas, 104 vitorias, 21 derrotas, 20 knockout técnico, 19 por WO, 133 medalhas , 98 de ouro, 18 de prata, 17 de bronze e 22 troféus.
O croata Mirko Cra Cop, lutador de MMA é o grande ídolo de Júnior. “Admiro a história de vidade dele, pois superou muitas dificuldades para chegar ao topo, e temos o mesmo ponto forte: o chute potente”