Manchester tem futebol de mesa

Novo departamento do clube conta com a presença de um bi-campeão brasileiro

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

    Um dos clubes mais tradicionais do futebol amador de Passo Fundo estará representando nas principais competições do estado e do país, na modalidade de futebol de mesa. O novo departamento criado pela direção do Manchester  será formado por 10 jogadores, com destaques  para os irmãos Gilvani Moreira, 38 anos, bi-campeão brasileiro, e Gilson Moreira,46,  campeão estadual.  O primeiro teste  está marcado para o mês de março, quando inicia o Campeonato Estadual, disputado na cidade de Tapejara.  Os encontros para treinos e jogos acontecem todos os sábados à tarde, no térreo do Plaza Shopping, na avenida Sete de Setembro. A participação é aberta ao público, inclusive para crianças a partir dos sete anos. “Vamos realizar oficinas para iniciantes em quatro modalidades diferentes” explica Gilson.

    Com a experiência de quem já conquistou dois títulos brasileiros, Gilvani vê semelhanças na parte tática entre o futebol disputado sobre uma mesa ao dos gramados. “Aqui também vale a máxima de que o ataque é a melhor defesa. Quem joga recuado, dificilmente escapará da derrota” comenta.  

    Em tempos de videogame e computador, o futebol de mesa (popularmente chamado de jogo de botão) resiste ao tempo. Os irmãos que aprenderam a jogar nos pisos de cerâmica e na mesa da cozinha, agora repassam os conhecimentos para os mais novos. “Ensinamos primeiro o tradicional leva-leva, onde o jogador pode dar vários toques em sequência, depois vamos aumentando o grau de dificuldade, até chegar a apenas um toque por vez” diz Gilson. Segundo ele, Passo Fundo já chegou a contar com 80 jogadores disputando competições, mas atualmente o número é de aproximadamente 30.


Gostou? Compartilhe