Messi vence pela terceira vez consecutiva a Bola de Ouro da Fifa

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Já era esperado. Após uma temporada quase perfeita pelo Barcelona (dos seis títulos possíveis pelo clube em 2011, conquistou cinco: Espanhol, Liga dos Campeões, Mundial, Supercopa da Espanha e Supercopa da Europa perdendo apenas a Copa do Rei para o Real Madrid), o argentino Lionel Messi confirmou o favoritismo e conquistou ontem pela terceira vez a Bola de Ouro da Fifa, em cerimônia realizada em Zurique, na Suíça. Aos 24 anos, o atacante do Barça se tornou o mais jovem a levar o tricampeonato, superando o brasileiro Ronaldo, que em 2002 foi tri aos 26 anos. E foi justamente o Fenômeno o responsável por entregar o prêmio a Messi.

Na votação, onde participam o técnico, o capitão e um jornalista de cada uma das federações afiliadas à Fifa, Messi ficou em primeiro lugar (47,88% dos votos), seguido por Cristiano Ronaldo (21,6%), do Real Madrid, e por Xavi (9,23%), também do Barcelona.

Messi igualou-se a Ronaldo e Zidane, que também conquistaram três vezes o troféu, mas o argentino é o primeiro a ganhar por três vezes consecutivas desde que a Fifa criou a premiação, em 1991.

Neymar ganha como “gol mais bonito”; Marta perde a hegemonia

Mesmo tendo ficado de fora da disputa da Bola de Ouro, Neymar tem motivos para sorrir. O atacante do Santos levou o prêmio do gol mais bonito de 2011. Neymar venceu a eleição feita pela internet contra Lionel Messi, do Barcelona e Wayne Rooney, do Manchester United e ficou com o troféu Ferenc Puskas, nomeado em homenagem ao lendário ex-atacante húngaro.

Mas nem tudo para os brasileiros foram flores. Depois de cinco anos consecutivos dominando o futebol feminino, Marta perdeu o posto para a japonesa Homare Sawa, campeã da Copa do Mundo de 2011 com sua seleção. A japonesa levou o troféu após superar Marta e a norte-americana Abby Wambach na eleição.

Guardiola: “dividir com todos os técnicos que amam o futebol”
O comandante do Barça, Pep Guardiola teve seu mérito reconhecido oficialmente pela Fifa. O treinador foi nomeado como o melhor técnico masculino do ano. "Quero dividir o prêmio com Mourinho, Ferguson e com todos os técnicos ao redor do mundo que amam o futebol", disse o técnico do clube catalão. Guardiola superou o português José Mourinho, do Real Madrid, e o escocês Alex Ferguson, do Manchester United na disputa. O japonês Norio Sasaki, que levou os asiáticos ao título do Mundial de 2011, foi eleito o melhor técnico de futebol feminino, enquanto Sir Alex Ferguson levou o Prêmio Presidencial da Fifa, pelo conjunto de sua obra.

Gostou? Compartilhe