Apresentado oficialmente durante jantar em comemoração aos 26 anos de fundação do E.C.Passo Fundo, realizado ontem à noite, no CTG Dom Felipe de Nadal, o grupo de jogadores que tem a missão de levar o clube novamente à primeira divisão do futebol gaúcho, já trabalha no estádio Vermelhão da Serra.
Formado por 30 atletas, o plantel se apresentou às 9h, de ontem, para uma conversa com a direção. Por cerca de uma hora, eles ouviram as recomendações disciplinares de praxe e conheceram o projeto do clube para 2012. O objetivo de subir para a primeira divisão foi enfatizado em todos os discursos. O presidente Selvino Ferrão cobrou empenho. “Aqui só vai ficar quem tem vontade de vencer. Aproveitem essa oportunidade”.
Para o diretor de futebol, Evandro Zambonato, a direção formou um elenco jovem (com média de aproxima damente
25 anos), porém, experiente. “Com exceção dos jogadores promovidos da base, todos já disputaram competições importantes e passaram por vários clubes” afirma.
A apresentação contou com nomes conhecidos da torcida tricolor, entre eles, o atacante Sertãozinho, que retorna ao clube, após uma temporada no Piauí, do zagueiro Glauber, do goleiro Souza, e do volante Dudu. Uma das novidades foi o meia Gil Michel, 24 anos. Natural de União da Vitória, no Paraná , ele atuou por seis meses no F.K Apollonia, da Albânia, de onde não trouxe boas recordações. “Foi uma experiência e vida incrível, mas tive de conviver com situações de racismo. Eles não toleram estrangeiros no país. Tinha dificuldade até mesmo com meus companheiros de clube. Cheguei a ser barrado numa festa por ser estrangeiro” recorda.
Para esta quarta-feira, ainda são aguardas as chegadas dos jogadores Anderson e Edinho, ambos do Mato Grosso, Da Silva (São Paulo de Rio Grande) e do meia Fernandinho, que estava no São Raimundo, do Pará. Ele é apontado pela direção como principal reforço da temporada.
Avaliação
Logo após a reunião, os jogadores passaram por uma avaliação de massa muscular e porcentual de gordura, comandada pelo preparador físico, Rodrigo Carvalho Soares. No final da manhã, eles pisaram pela primeira vez no gramado do Vermelhão da Serra para participar de uma corrida de aproximadamente 30 minutos.
Segundo Soares, o grupo já foi submetido a testes de carga e potencia do músculo, mas as avaliações seguem até o final da semana. Os jogadores também preencheram um questionário sobre o histórico de lesões. A preparação física será realizada com trabalhos em dois turnos durante pelo menos três vezes na semana.
Definição da equipe
Com a estreia marcada para o dia 4 de março, diante do União Frederiquense, em Frederico Westphalen, o técnico Ricardo Atolini, que inicia sua quarta temporada no comando do tricolor, terá pelo menos 60 dias para trabalhar. A direção já estuda a possibilidade de realizar o primeiro amistoso dia 29 de janeiro, na cidade de Fontoura Xavier, mas ainda não há nada confirmado.
Atolini começa os trabalhos tendo como referência a base dos jogadores que disputaram a Copa Lacy Ughini no segundo semestre do ano passado. “Isso facilita porque já conhecemos esses atletas, agora temos que acompanhar o trabalho de quem está chegando. Vamos ter tempo para qualificar a parte tática e o entrosamento” projeta. Para a segunda fase, o tricolor poderá contar com o retorno dos jogadores Fininho e Emanuel, emprestados para o Veranópolis, além de Jean Paulo e Sandro Sotilli, cedidos ao Cruzeiro e São Luiz de Ijuí, respectivamente. Como eles já pertencem ao Passo Fundo, o clube ainda terá a possibilidade de contratar mais três reforços da primeira divisão
Aberta temporada no Vermelhão da Serra
· 2 min de leitura