Depois de um ano bastante positivo, Ricardo e Luana Machado mantém o ritmo e seguem os treinamentos visando às provas que irão ocorrer neste ano. O objetivo, segundo Ricardo, é continuar ganhando espaços e fortalecendo o nome da dupla e da instituição por onde passam.
Em 2011, Luana subiu ao pódio inúmeras vezes, destacando como principais vitórias a conquista do Campeonato Interestadual, disputado em três etapas no estado de São Paulo, e os primeiros lugares na Copa Itá, em Santa Catarina, no Cross Country de São Marcos, da Maratona de Nova Petrópolis, da Copa Haro em Curitiba e dos Jogos Abertos do Paraná em Toledo, no Paraná. Além disso, a atleta conquistou a medalha de Bronze no Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Cross Country, realizado em Caconde (SP) e a medalha de Prata no Campeonato Brasileiro de Maratona realizado em Garibaldi (RS).
Não bastassem os destaques no Brasil, Luana conquistou espaço também nas competições internacionais, com o 11º lugar no Campeonato Pan-Americano realizado na Colômbia, o 39º lugar no Campeonato Mundial realizado na Suíça, o 6º lugar na Taça Brasil realizada nas cidades de Campo Largo (PR) e Rio de Janeiro (RJ) e o 4º lugar na Copa Internacional realizada em três etapas nas cidades de Araxá, São Lourenço e Congonhas (MG).
Fechando um ano bastante positivo, ela encerrou 2011 como vice-campeã Brasileira por pontos e a 5ª colocada na classificação brasileira para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.
Ricardo Machado também acumulou diversas vitórias em 2011. Foi campeão da Maratona de Nova Petrópolis (RS), campeão do SRAM 50 km realizado em Vinhedo (SP), campeão da Taça Brasil, realizada em Campo Largo (PR) e Rio de Janeiro, campeão da 1ª etapa do Campeonato Interestadual realizado em Jarinu (SP), campeão da Copa Itá (SC), campeão do Cross Country de São Marcos (RS), campeão da Copa Paraná em Campo Largo (PR) e da Copa Chapecó. Ricardo ainda foi medalha de Bronze no Campeonato Brasileiro de Maratona em Garibaldi.
Nas competições internacionais, ele conquistou o 5º lugar no Campeonato Mundial em Balneário Camboriú (SC), o 9º lugar no Campeonato Pan-Americano da Colômbia e o 4º lugar na Copa Internacional realizada em Araxá, São Lourenço e Congonhas (MG).
Agenda cheia em 2012
Para 2012, os esportistas da UPF já têm a agenda completa. As competições iniciam em fevereiro e encerram em dezembro. Em fevereiro inicia a temporada em Nova Petrópolis. No mês de março Luana e Ricardo competem em Curitiba (PR) na Taça Brasil e Araxá (MG) na 1ª etapa da Copa Internacional. Já em abril, eles participam da primeira competição internacional, desta vez no México, onde acontece o Campeonato Pan-Americano e na Copa Inconfidentes em Ouro Preto (MG).
Para maio, os atletas têm na agenda a 2ª etapa da Copa Internacional em São Lourenço e a Taça Brasil no Rio de Janeiro. Em junho competem em Balneário Camboriú na Copa Santa Catarina e em Divinópolis (MG) na Copa Internacional. No mês de julho participam do Campeonato Brasileiro de Cross Country em Salvador (BA) e da Copa Inconfidentes em Itabirito (MG). Em agosto competem na Copa Internacional em Congonhas (MG) e em uma etapa do Campeonato Gaúcho em local a ser definido pela Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC).
Outras viagens para o exterior também estão na agenda. Em setembro acontece o campeonato Mundial na Áustria. Ainda em setembro, eles participam de uma disputa internacional em Balneário Camboriú e do campeonato Brasileiro de Maratona no Paraná. No mês de outubro as provas serão no Vale Europeu em Santa Catarina e em Sorriso (MT), onde ocorre o GP daquela cidade. Nos dois últimos meses de 2012, Ricardo e Luana Machado competem em novembro na Volta de Santa Catarina em Mountain Bike na região de Joinville e em dezembro no Desafio Cicles Langner em Balsa Nova (PR).
Assessoria UPF