Confiança é o que move Fábio Pateta em relação à luta de seu pupilo Chad Mendes contra o brasileiro José Aldo no UFC Rio deste sábado. O treinador de Chad não demonstra nenhum tipo de apreensão, promete surpresas para o combate e garante que Aldo não vai aguentar o ritmo imposto pelo desafiante. “Gás o Chad tem para dar e sobrar. Acho que o Aldo não aguenta o ritmo. Se passar do terceiro ou quarto round, ele vai para baixo”, disse Pateta.
O próprio Chad Mendes já disse estar mais preocupado com o ritmo que Aldo colocará no primeiro round. “Sei que José é mais perigoso no primeiro round, tenho que tomar bastante cuidado no começo da luta. Sei que ele vai tentar vir com tudo para me derrubar, tenho que ser mais esperto”, disse Mendes.
Para tanto, os analistas acreditam que Mendes tente levar sempre a luta com José Aldo para o chão já que é especialista em wrestling. Fábio Pateta, porém, garante que o público terá uma surpresa no sábado com a trocação de seu pupilo. “Estamos preparado para todas as situações, no wrestling , no jiu-jitsu. Estamos bem em pé, no chão, em todos os jeitos. Vocês vão ver a surpresa que vocês vão ter. A mão dele está bem afiada. Se tiver que trocar, vai trocar até o final”, disse o confiante treinador.
Desde a sua estreia no UFC, em abril do ano passado, Aldo vem sofrendo algumas contestações quanto ao seu gás nas lutas. Em sua primeira luta pelo Ultimate, o brasileiro dominou completamente Mark Hominick até o terceiro round, mas não conseguiu fôlego para impedir que o combate fosse para a decisão dos jurados. Em outubro, o campeão pegou Kenny Florian e fez nova luta mais devagar e mais estudada que o normal.