Um estágio de ouro. Assim pode ser definida a semana que o técnico da equipe de voleibol Notre Dame/Dec´s/Gustavo Endres, Gilberto Bellaver e o auxiliar Luis Fernando Zanini vivenciaram em Florianópolis com a equipe que, ao lado do Vivo/Minas, é a maior vencedora da Superliga, com quatro títulos (05/06, 07/08, 08/09 e 09/10). A experiência junto à Cimed/Sky serviu com base para o início dos trabalhos de 2012, ano que promete ser de novos títulos para a equipe passo-fundense.
A equipe comandada pelo técnico Marcos Pacheco manteve no grupo peças importantes, como Bruninho, Éder, João Paulo Tavares e Renato Russomano. Com a parceria com a Sky, o time ganhou o reforço dos campeões olímpicos Giba e Gustavo Endres. E foi junto a estes, nos treinos, preleções e convivência que a comissão técnica do time passo-fundense foi buscar novas táticas de treinamento, de jogo e de aprimoramento.
Gilberto Bellaver e Luis Fernando Zanin puderam compartilhar a experiência de Marcos Pacheco está à frente do time catarinense desde o início do projeto da equipe. Participou de todos os quatro títulos da Superliga da Cimed. Começou como assistente-técnico de Jorge Schmidt na Frangosul/Ginástica, time gaúcho campeão da primeira edição da Superliga, na temporada 94/95. Continuou com Jorginho na Ulbra (RS) e foi assistente do argentino Weber na Unisul (SC). “A prática de quem sempre esteve no voleibol nos motivou a continuarmos ainda mais fortes no projeto que já trouxe grandes alegrias e formou muitas atletas no Colégio Notre Dame”, comemora o técnico passo-fundense Giba.
Foram cinco dias em Florianópolis trabalhando com a equipe Cimed/Sky, auxiliando nos treinamentos e participando de todas as atividades de uma equipe profissional. A comissão técnica da equipe Notre Dame/Dec´s/Gustavo Endres participou de toda a preparação para o jogo contra o Sada Cruzeiro. A vitória por 3 sets a 1 mostrou a força do voleibol catarinense.
O balanço da experiência resume-se a uma chance de ouro e a ótima aproximação e contato com craques como o Gustavo Endres, Giba, Bruninho que ao conhecerem ainda mais o projeto desenvolvido em Passo Fundo teceram elogios e mostraram-se abertos a ajudar sempre que precisar.