A 6ª edição da Copa Internacional de Flores da Cunha aconteceu entre 15 a 22 de janeiro, e contou com a participação de mais de 40 equipes, do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, e uma do Paraguai. As finais foram disputadas no último sábado.
Passo Fundo/Vila Nova
Pelo segundo ano consecutivo o E. C. Passo Fundo/Vila Nova foi o grande destaque da Copa Internacional de Flores da Cunha. Na edição deste ano, o Vila conquistou dois títulos, nas categorias 99 e 98, e um vice. Para chegar ao bicampeonato, a categoria 98 derrotou o Cruzeiro, de Porto Alegre, pelo placar de 1 a 0. O gol do título foi marcado por Guilherme Teixeira. Já a categoria 99 enfrentou o mesmo Cruzeiro e venceu por 3 a 1. Os gols que garantiram o título do Vila foram marcados por Chimina e Mateus (duas vezes). O goleiro Yan Trapasson foi outro destaque e terminou a Copa como o menos vazado. A categoria 97 enfrentou a Nova Era, de Flores da Cunha, e perdeu por 1 a 0, ficando com o vice-campeonato. O Vila viajou para Flores da Cunha com a maior delegação da competição. Foram 140 atletas, além da comissão técnica. No ano passado, o clube já havia conquistado três títulos e dois vices. “Com esses resultados, conseguimos consolidar o nome do Vila e também da cidade de Passo Fundo em Flores da Cunha. Fomos recepcionados pelo prefeito e várias pessoas pediram a camiseta do clube, isso é gratificante para nós” disse o diretor Carlos Alberto de Oliveira, o Beto.
Amistoso - As categorias 98 e 97, que ficaram durante toda a semana em Flores da Cunha, não terão muito tempo para descansar. Ambas voltam a campo nesta terça-feira para a disputa de um amistoso contra o Desportivo Brasil de São Paulo. O Clube conquistou recentemente uma competição no Chile e no retorno para casa vai dar uma parada em Passo Fundo para enfrentar o Vila. O jogo acontece à tarde, no estádio Vermelhão da Serra ou no campo da UPF
Ernestina Futebol Clube
A equipe sub-17 do Ernestina Futebol Clube conquistou, após sete dias de disputa, os comandados do técnico Pocho superaram o Geração 14/Santo Ângelo, na decisão, pelo placar de 2 a 0, em partida realizada no Estádio Municipal Homero Soldatelli. O meia-esquerda Roger e o atacante Kryszthoff marcaram os gols do título, o segundo da história da agremiação, fundada em outubro de 2009.
De acordo com o coordenador de futebol, Gustavo Vargas, a conquista mostra que o trabalho está no caminho certo. “Nosso principal objetivo sempre foi revelar e encaminhar atletas, mas ganhar títulos também é muito importante. A taça enche de orgulho quem trabalha no dia-a-dia, o clube passa a ser mais respeitado, os garotos criam a cultura da vitória”, afirma, destacando que a equipe foi campeã com 100% de aproveitamento, a melhor defesa e o melhor ataque da competição. Nos últimos seis meses, além da sexta colocação no Campeonato Estadual Infantil – parceria com o Sport Club Gaúcho –, quando chegou a vencer o Grêmio, em Tio Hugo, o Ernestina alcançou quatro decisões nos campeonatos em que participou, tendo conquistado a Copa Sul Brasileira de Colinas, em julho passado, com a categoria sub-14. Há dois meses, o clube inaugurou seu estádio oficial junto ao Centro de Treinamento, onde mandará seus jogos em 2012.