Buffon é eleito o melhor goleiro do século 21

Dida e Julio Cesar entre os dez

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Já uma tradição nesta época do ano a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) divulgar lista dos melhores. Assim, após relacionar os melhores técnicos, desta vez a entidade apontou os melhores goleiros entre 2001 e 2011.

A lista tem no topo o italiano Gianluigi Buffon, da Juventus. Dida (6º lugar, aposentado) e Júlio César (8º lugar, Inter de Milão), são os brasileiros que figuram entre os dez primeiros. Iker Casillas, capitão do Real Madrid e da seleção espanhola, figurou como segundo colocado na classificação, logo atrás de Buffon - ambos foram quatro vezes eleitos os melhores goleiros do mundo do ano. No último dia 25 de janeiro, a IFFHS já havia elaborado e divulgado outro ranking relativo à posição. Porém, este relacionava os melhores goleiros dos últimos 25 anos no futebol mundial, onde o estudo também apontava a liderança de Buffon e Casillas, respectivamente.

Brasileiros – Dida (6º lugar, aposentado) e Júlio César (8º lugar, Inter de Milão), são os brasileiros que figuram entre os dez primeiros. Além deles, mais quatro arqueiros do País compõem a relação dos 80 mais bem ranqueados pela IFFHS: o são-paulino Rogério Ceni, em 13º; o recém-aposentado Marcos surge em 32º; Gomes, atualmente na reserva do Tottenham, é o 38º, oito posições à frente do também reserva Doni, do Liverpool.

Gostou? Compartilhe