Está chegando ao fim o período de preparação do Esporte Clube Passo Fundo para o Campeonato Gaúcho da Divisão de Acesso 2012, a popular Segundona. Na noite desta terça-feira o Tricolor recebe o Lajeadense, às 20 horas, naquele que será o último amistoso antes da estreia na competição oficial do primeiro semestre.
O retrospecto nos amistosos em termos de resultados até o momento pode ser considerado razoável: em quatro jogos o Passo Fundo perdeu um, para o Ypiranga por 1 x 0, empatou duas vezes em 0 x 0 contra a equipe sub-23 do Internacional e com a Chapecoense, e venceu por 2 x 0 o selecionado local de Fontoura Xavier, em partida disputada no último sábado. Mas se os resultados mostram que o time do técnico Ricardo Attolini foi apenas razoável, o desempenho eleva a crítica para “bom”, sendo que a evolução jogo após jogo é o que mais tem agradado no Vermelhão da Serra. “O trabalho está como planejamos, o time está evoluindo muito, e pode melhorar. Em todas as partidas preparatórias que fizemos tivemos mais posse de bola, quase não sofremos perigos de gol, e criamos muitas oportunidades para marcar”, disse Attolini. Sobre o confronto da noite de hoje, o técnico destacou a qualidade do adversário, que apesar de possivelmente não usar sua força máxima, é um com teste para o Passo Fundo. “Mesmo que o Lajeadense use um time misto, com jogadores que não são titulares, é um time de série A do Gauchão, e é mais um bom teste para nós”. Já sobre o Passo Fundo, Attolini afirmou que pretende colocar em campo os 11 que deverão enfrentar o União, no próximo domingo em frederico Westphlen, na primeira partida da Segundona. “Já temos uma ideia de time para o campeonato, e é esse time que devo escalar”. Apesar de ter a vontade de colocar em campo o time da estreia, Attolini não descartou poupar alguns de seus titulares. “Vamos avaliar com calma a condição de cada um. O jogo com o Lajeadense é importante, mas o que vale mesmo é domingo, a Segundona”.
O Passo Fundo e os finalistas
Apesar de ter caído no primeiro mata-mata na Copa Laci Ughini, disputada no segundo semestre do ano passado, aquela competição mostrou que o Tricolor tem um time capaz de fazer bonito na Segundona deste ano, uma vez que a base foi mantida, e o elenco qualificado. Para se ter uma ideia, a final da Laci Ughini foi disputada entre Juventude e Lajeadense, ambas equipes que fizeram parte da Chave 2, a qual pertencia o Passo Fundo, sendo que na ocasião o time do Vermelhão da Serra contra o Juventude, campeão da competição, venceu uma e perdeu uma, e contra o Lajeadense teve um empate e uma derrota.
Agora, a final da Taça Farroupilha, primeiro turno da primeira divisão do Gauchão colocou mais uma vez frente a frente dois times que o Passo Fundo enfrentou na Laci Ughini. Contra o Caxias o Tricolor teve duas derrotas, e contra o Novo Hamburgo venceu no Vermelhão e perdeu fora.
Passo Fundo x Lajeadense
Hoje, às 20h
Vermelhão da Serra
Ingressos: R$ 10 arquibancadas, R$ 20 cadeiras. Mulheres e crianças até 12 anos não pagam.