Com atuação de luxo na tarde quente desse domingo, o Grêmio venceu o Novo Hamburgo pelo placar de 5 x 0 mantendo os 100% de aproveitamento na Taça Farroupilha, segundo turno do Gauchão 2012. André Lima, Kleber, Souza, Fernando e Bertoglio fizeram os gols do Tricolor. Com este resultado, o Tricolor assumiu a liderança do grupo pelo saldo de gols ao lado do Veranópolis. No próximo domingo, as duas equipes se enfrentam no Estádio Antônio David Farina, na Serra Gaúcha.
O jogo – Logo aos cinco minutos Kleber fez uma jogada de muita raça pela direita, ao lado da área. Depois de brigar pela bola, conseguiu mesmo caído fazer o passe para Gabriel que só rolou para André Lima. O atacante dominou e chutou forte, rasteiro, no canto direito de Eduardo Martini, Grêmio 1 x 0. Um novo lance de perigo foi anotado aos 28 minutos, quando Marco Antônio foi ao fundo de campo pela direita e cruzou rasteiro na entrada da pequena área. Kleber chutou prensado com o zagueiro ganhando escanteio. O Novo Hamburgo respondeu aos 31 minutos e criou sua primeira boa oportunidade: Mendes ajeitou para Juba, que arriscou da entrada da área. Victor caiu no canto esquerdo e fez boa defesa mandando para escanteio.
Segundo tempo - O Grêmio precisava marcar o gol da tranquilidade, e ele veio aos oito minutos: André Lima recebeu de Souza no meio campo e fez um lançamento perfeito para Marco Antônio, entrando pela direita. Ao lado da área, ele cruzou de primeira para Kleber, completamente livre, na marca de pênalti. O Gladiador fez o domínio, escapou da carga do marcador e, mesmo caindo, conseguiu chutar forte, no ângulo direito de Eduardo Martini. Grêmio 2 x 0. Quatro minutos em campo, Bertoglio fez grande jogada e sofreu a falta que daria origem ao terceiro gol gremista. Na intermediária, pela direita, Marco Antônio acabou cobrando a infração na barreira. A bola sobrou ao lado da área e o mesmo Marco Antônio fez um cruzamento perfeito. Eduardo Martini saiu mal e Souza subiu para meter de cabeça para o gol aberto, Grêmio 3 x 0. No minuto 38, o Tricolor chegou ao quarto gol: Bertoglio armou o contra ataque. Deu para Kleber e recebeu na frente, nas costas da zaga. Completamente livre, invadiu a área e não foi fominha, apenas rolou para Fernando, que vinha de trás. O volante empurrou para o gol, 4 x 0. Bertoglio estava merecendo marcar o seu, e conseguiu aos 41 minutos. Jogada individual do argentino pela esquerda, driblou o marcador no bico da grande área e chutou forte, sem chances para Eduardo Martini. Grêmio 5 x 0, placar final.