A ética e a lealdade no esporte serão os valores repassados por cavaleiros, soldados, feiticeiros, monges e princesas de hoje até domingo (25) no IV MD Horse Show em Passo Fundo. A maior competição de hipismo do Estado reunirá os mais importantes cavalos e cavaleiros do hipismo brasileiro. Mais de 300 conjuntos participarão do primeiro evento temático promovido pelo Haras MD. Durante os três dias serão distribuídos mais de R$ 300 mil em prêmios entre as competições do MD Horse Show e do II Circuito MD de Hipismo. De acordo com o proprietário do Haras MD, Maurício Dal Agnol, este é o maior concurso de saltos que o haras já realizou. “Teremos mais de 300 concorrentes. Nunca havíamos chegado nessa quantia”, avalia. Este será o primeiro concurso temático. Todo o haras se transformou em uma vila medieval para receber os 15 mil visitantes esperados.
A história dos cavaleiros medievais foi escolhida para promover os valores de ética, honra e lealdade no esporte. O equitador Rafael Kaipper, 32 anos, participa pela primeira vez de um evento de hipismo temático. “É uma novidade. Todo mundo sempre espera pelas novidades que o Haras MD vai apresentar nos concursos de saltos”, diz. Ele compete no II Circuito MD de Hipismo e está otimista para as provas de hoje e dos próximos dois dias. Além de toda decoração temática, ele destaca a qualidade da pista de provas que é um dos melhores do Brasil na opinião dele. “Com um bom piso o cavalo não precisa fazer tanto esforço para correr e pular”, salienta. No lounge do Haras MD uma série de gravuras contará a história de Dom Quixote, personagem de Miguel de Cervantes apaixonado pelas histórias de cavaleiros.
MD Horse Show
De acordo com Maurício Dal Agnol competidores de sete estados brasileiros participarão das provas, além de conjuntos do Paraguai e Uruguai. A competição inclui provas com obstáculos de 0,60m a 1,35m de altura. Entre os destaques de Passo Fundo estão as amazonas Marina Dal Agnol, vencedora do Campeonato Gaúcho de Amazonas na categoria amazona top em 2011, e Rafaela Albuquerque Zanatta, líder do ranking da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) na categoria amador em 2010.
Nomes importantes do hipismo brasileiro como Vitor Alves Teixeira, César Almeida, Denis Gouvêa e Lucas Brambilla participarão das provas, além de José Reynoso Fernandez Filho e o José Guimarães de Carvalho, campeão do GP do MD Horse Show em 2011. Na parte de infraestrutura, a praça de alimentação foi ampliada. Além do restaurante, outros 12 espaços oferecerão desde refeições completas até lanches e sobremesas. O número de expositores de grifes de roupas e acessórios ligadas ao hipismo também foi ampliado.
Entrada Gratuita
A entrada para assistir as provas durante os três dias é gratuita. No entanto, no domingo (25) somente poderão entrar no Haras MD pessoas que estiverem com o convite para o show da dupla Guilherme e Santiago. A entrada será permitida somente até às 15h.
Números:
Mais de 80 seguranças;
30 atores caracterizados como personagens medievais que irão interagir com o público;
Mais de 300 equitadores;
Cerca de 120 tratadores.